Comunicação Despadronizada: Como Sua Franquia Está Perdendo Dinheiro
Independência das unidades prejudicam a Marca como um todo, e impedem que o consumidor perceba valor na rede.
Um dos pilares da comunicação corporativa é o posicionamento. É no posicionamento que as equipes de marketing definem como a marca estará situada na mente no consumidor.
E, a partir disso, outros elementos são desenvolvidos, como o tom de voz, a identidade corporativa, os canais, as mídias e a identidade visual. O que se espera de grandes marcas, é que todos esses itens estejam devidamente alinhados e direcionados.
Acontece que, em muitas redes de franquias, os elementos citados não contam com uma unidade comunicacional, pelo contrário, o que reina é o cada um por si, ou seja, cada unidade faz o que quer com a comunicação.
Isso é prejudicial para a marca, por algumas razões:
1- A marca não é lembrada pelo cliente
Quando o consumidor recebe estímulos diferentes da mesma marca, o cérebro não consegue associar os estímulos a uma mesma fonte. É o processo contrário dos estudos: quando estudamos, precisamos ver várias vezes o mesmo conteúdo para gravar a informação, não é? Se o seu cliente recebe vários estímulos, ele não grava nenhum deles.
2- A marca é vista como de “segunda linha”
Quando o cliente se depara com uma comunicação mal feita, a primeira impressão que ele tem é de que a empresa não tem tanta qualidade assim. Isso é muito sério! Seu cliente pode não perceber o valor da sua rede, por causa da comunicação confusa das franquias.
3- O cliente não se sente próximo
A melhor maneira de conquistar um cliente, é fazendo ele se sentir parte do universo da sua marca. Porém, quando não existe uniformidade na comunicação, ele não consegue confiar na empresa, e onde não há confiança, não há pertencimento.
Uniformize sua comunicação com um plano de marketing
Para ter unidade na comunicação da empresa, um plano de marketing é ponto de partida. Mas, esse precisa ser completo e contar com algumas características:
- Ser para TODA a rede: o plano de marketing e comunicação parte da diretoria da rede de franquias, mas precisa ser seguido por todas as unidades;
- Definir o posicionamento;
- Estabelecer objetivos e metas;
- Deixar claro qual o papel da rede e qual o papel dos franqueados;
- Comparar e ter insights a partir da comunicação dos concorrentes;
- Focar no consumidor, sempre!;
- Pensar nas estratégias de comunicação;
- Construir a identidade visual;
- Montar um cronograma de ações.
Distribua os materiais de marketing para a rede
Após montar e aprovar o seu plano de marketing, chega a parte mais desafiadora: encontrar maneiras de distribuir os materiais de marketing para os franqueados de maneira segura.
São vários os tipos de arquivos que partem do marketing: contratos, artes para mídias sociais, artes para cartazes e outdoors, imagens de divulgação para o Whatsapp, animações para TV corporativa etc.
Ferramenta para distribuição dos materiais
O bom e velho e-mail pode não suportar tantos arquivos, e os serviços em nuvem também são limitados. É diante dessa dificuldade de receber material, que muitos franqueados optam por fazer sua própria comunicação.
Não foi o caso dos franqueados da Diolaser. Gláucio Pereira, Diretor de Marketing da Diolaser Brasil, optou pela plataforma 21Live para organizar e distribuir seus ativos de marketing.
Na plataforma, distribuidores, franqueados, fornecedores e representantes comerciais têm acesso aos arquivos, com a possibilidade, inclusive, de editá-los, customizando para as necessidades locais.
Para Gláucio a 21Live é “[…] uma ferramenta crucial de gestão de marketing. Com ela, nosso fluxo operacional ficou mais rápido e assertivo…”.
Comunicação padronizada, é comunicação com resultado
A comunicação da sua franquia não precisa ser motivo de reuniões constrangedoras, e o seu marketing não precisa receber novas sanções financeiras a cada semestre.
Fazendo corretamente e integrando a rede de franquias, o seu marketing estará pronto para gerar resultados efetivos. Se você deseja dar um passo a mais em direção a uma comunicação de sucesso, fale com com um representante da plataforma 21Live.