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21BRZ - Comunicação e Marketing

Tipos de Campanha: Qual escolher?

Uma campanha de marketing diz respeito às ações desempenhadas pelo marketing para alcançar um determinado objetivo.

Marketing não é uma tarefa fácil. E nem adianta colocar o sobrinho para fazer, pois os resultados não virão deste modo. Se você deseja um marketing de sucesso, é importante seguir um passo a passo metodológico eficiente, garantindo que suas ações estejam coerentes com o objetivo pretendido.

Dentro das várias nuances de planejamento de marketing, está a definição do tipo de campanha que será executada. Antes, porém, é preciso ter muito claro alguns elementos:

  • Público-alvo;
  • Objetivo;
  • Budget disponível;
  • Linguagem da empresa.

A partir dos elementos anteriores, é possível falar das escolhas do tipo de campanhas, e é sobre isso que falaremos:

O que é uma campanha de marketing?

Uma campanha de marketing diz respeito às ações desempenhadas pelo marketing para alcançar um determinado objetivo. Por exemplo: se uma empresa deseja livrar-se de um estoque parado, é possível fazer uma campanha de queima de estoque e, dessa maneira, ajudar o cliente a tomar a decisão de compra.

As três modalidades fundamentais de campanhas

Cada vez mais (na verdade, há um bom tempo), é necessário considerar os canais digitais na hora do planejamento de marketing. No entanto, nem só de digital vivem as empresas: mídias off não podem ser ignoradas.

E é aqui que podemos abordar os três modelos fundamentais de campanha:

  • Campanhas on: as campanhas on são aquelas que são desempenhadas apenas nos canais digitais: anúncios pagos em Google, Facebook, Instagram e demais mídias, ações de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, entre outras
  • Campanhas off: já as campanhas off, ao contrário da primeira citada, são desenvolvidas somente nos canais não-digitais, como por exemplo em outdoors, propagandas em TV, rádios, jornais e outras mídias semelhantes;
  • Campanhas 360º: Por fim, é importante citar a campanha que costuma representar os resultados mais efetivos (embora exija um investimento maior também), que são as campanhas 360º, ou seja, que envolvem mídias online e offline.

Tipos de Campanha

Independentemente da modalidade de campanha escolhida, existem alguns tipos mais específicos e que, geralmente, podem ser executadas em qualquer uma das três modalidades. Alguns destes tipos são:

Campanha institucional

A campanha institucional não foca em produtos específicos, mas tem por objetivo fortalecer a lembrança de marca e torná-la mais conhecida. Para isso, explora elementos emocionais e datas comemorativas

Campanha de varejo

Já a campanha de varejo busca levar o cliente a comprar algum produto (ou produtos) específico. Para isso, geralmente são utilizados comerciais e anúncios em diversas plataformas. É o que a 21BRZ fez, por exemplo, para a Citroën Notredame, uma concessionária da Citroën em Sorocaba e Itu, confira:

Campanha promocional

Semelhante à campanha anterior, a campanha promocional também tem o objetivo de vender, no entanto apresenta condições especiais, como descontos, parcelamentos ou bônus, como a 21BRZ fez para a CBS:

https://www.instagram.com/p/CEmztdfF6Wc/

Campanha lançamento

Como o próprio nome sugere, as campanhas de lançamento têm como objetivo lançar algum produto no mercado. Ainda tendo como exemplo a CBS, a 21BRZ foi a responsável por lançar o e-commerce para o público em geral, com anúncios em rádios, grandes portais e redes sociais.

Campanha social

Ao contrário da maioria das campanhas, a campanha social não tem um objetivo financeiro e lucrativo imediato. Na verdade, a intenção é promover alguma ação de solidariedade e responsabilidade social.

A 21BRZ proporciou que dois clientes se unissem em uma campanha social, confira:

https://www.instagram.com/p/CFPdmoDj-8A/

Campanha interna

A campanha interna faz parte de um trabalho de comunicação interna, ou seja, que tem como objetivo engajar colaboradores com ações de endomarketing. A 21BRZ também desempenha ações de comunicação interna junto à Metso Outotec, produzindo um informativo periódico de conteúdo para os funcionários com materiais institucionais e matérias relevantes ao universo dos colaboradores.

Campanha de criação de audiência

Para empresas que focarão em estratégias de marketing de conteúdo e mídias sociais, é essencial criar uma audiência para consumir os conteúdos. Para isso, o caminho mais rápido e eficiente está em promover campanhas de criação de audiência, ou seja, de distribuição de conteúdo por meio de mídia paga. Neste tipo de campanha, as ações são desenvolvidas apenas no ambiente digital.

Campanha eleitoral

A campanha eleitoral talvez seja uma das mais indigestas desta lista, no entanto, é necessária para que os eleitores conheçam as propostas dos candidatos. Como o nome sugere, a campanha eleitoral tem o objetivo de fazer com que os eleitores sejam alcançados pelos candidatos.

Campanha governamental

Por fim, temos as campanhas governamentais. Elas são promovidas pelo governo para fortalecimento de suas pautas e visões. O objetivo é a propagação de ideias e fazer com que a população possa aderi-las.

Como escolher o tipo de campanha para seu negócio

Para escolher o tipo de campanha que sua empresa deve desenvolver, é essencial, em primeiro lugar, definir o objetivo da campanha e, em seguida, outros elementos, seguindo a ordem lógica a seguir:

  1. Definição de objetivo;
  2. Definição do público;
  3. Pesquisa;
  4. Definição da linguagem;
  5. Definição de modalidade (online, offline e 360º);
  6. Definição do tipo de campanha;
  7. Definição do prazo;
  8. Definição de KPI ‘s de acompanhamento.

Se você precisa de ajuda para desenvolver a campanha da sua empresa, entre em contato com a 21BRZ: temos especialistas que irão compreender as necessidades do seu negócio e poderão te orientar antes, durante e depois das campanhas:

➡️ 15 3233 3141

➡️ contato@21brz.com.br

➡️ Rua Paulo Antônio do Nascimento, 145 / Sala 02 – Portal da Colina / Sorocaba – São Paulo

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