Scroll to top
21BRZ - Comunicação e Marketing

Novembro azul ações: 7 opções para usar em qualquer empresa

O novembro azul é um evento que já marcou de uma vez por todas o calendário corporativo da maioria das empresas. Isso ocorre, sobretudo, pelo crescimento dos setores de endomarketing nas organizações, que se preocupam justamente em comunicar uma empresa mais preocupada com as necessidades dos colaboradores.

Consequentemente, a busca por “novembro azul ações” tem crescido entre profissionais de recursos humanos ou por parte de gestores e colaboradores cuja função está relacionada ao endomarketing corporativo.

Neste post, vamos explorar um pouco mais o novembro azul, inclusive mostrando sete opções de ideias que podem ser facilmente aplicadas nas empresas de todos os portes e tipos.

Boa leitura!

O que é o novembro azul?

Novembro azul é um evento que ocorre anualmente. O principal objetivo dessa data é incentivar a conscientização a respeito da prevenção ao câncer de próstata, que atinge massivamente os homens acima dos 40 anos.

Esse movimento surgiu em 2003 na Austrália e rapidamente se alastrou pelo mundo todo, chegando ao Brasil, que teve suas primeiras campanhas socialmente significativas no ano de 2014.

Desde então, empresas e organizações não-governamentais têm assumido para si essa bandeira em suas comunicações.

Quais as ações do novembro Azul?

As ações do novembro azul são marcadas especialmente pela cor azul. Não é incomum, por exemplo, prédios e monumentos serem iluminados pela cor. O próprio palácio do planalto já foi submetido a esse processo, bem como o Cristo Redentor.

As empresas, por sua vez, costumam promover ações de conscientização, que vão desde simples comunicados ou e-mails, até grandes campanhas que envolvem muito recurso. Possibilidades, existem muitas.

Qual o objetivo das ações do novembro azul?

O novembro azul tem por finalidade quebrar os preconceitos que existem na relação entre o homem e sua saúde. Devido a uma mentalidade bastante fechada e machista, muitos acreditam que sua masculinidade será ferida por procurar um médico para fazer exames de rotina.

Ademais, existem muitos mitos que envolvem o exame de próstata e pouca informação confiável sobre as consequência do câncer. A campanha do novembro azul precisa conseguir levar informação de qualidade para os funcionários.

Qual é a importância das ações preventivas do novembro azul?

O câncer de próstata mata, segundo os dados mais recentes e atualizados, um homem a cada 38 minutos no Brasil. Isso significa que a realidade do câncer é mais presente ao nosso redor do que imaginamos.

É bem provável que todo brasileiro tenha perdido ao menos um ente querido para o câncer de próstata. As ações do novembro azul são importantes justamente porque geram conscientização, já que o melhor antídoto para o câncer é a prevenção e o diagnóstico precoce.

Novembro azul ações: 7 opções para usar em qualquer empresa — mesmo com budget apertado

Toda empresa tem uma responsabilidade. Essa responsabilidade é muito mais que um selinho no site, mas uma obrigação moral de gerar impactos positivos na sociedade que vão além da geração de empregos e da movimentação da economia.

Por usar direta ou indiretamente dos recursos naturais, a organização tem um dever de proporcionar ações que manifestem um equilíbrio. Além dos recursos naturais, as empresas também se utilizam da força de trabalho humana, o que exige uma compensação que vai além do salário, mas que promove o valor da pessoa.

Conheça, a seguir, algumas das ações possíveis para o novembro azul: 

1. Produção de materiais físicos

A primeira ação — que é inclusive bastante utilizada — é a produção de materiais físicos. Esses materiais podem ser banners, folders, folhetos, etc. 

Como conteúdos desses materiais, podem estar presentes dados estatísticos sobre o câncer de próstata, informações oficiais sobre prevenção, bem como telefones e endereços de locais onde os exames podem ser realizados.

Esse e outros materiais integram a comunicação interna, mas podem ser tranquilamente utilizados para fins de conscientização.

2. Palestras in company

No que diz respeito ao novembro azul ações, outra prática bem comum é a promoção de palestras in company, ou seja, momentos onde especialistas são convidados para dar palestras para os funcionários, sempre com foco em informar e incentivar a prevenção ao câncer de próstata.

Recomenda-se que esse tipo de palestra seja feito por pessoas com carisma e dinamismo, justamente para que as horas dedicadas sejam totalmente aproveitadas.

3. Exames

Promover um dia de exames na empresa também é uma das formas de trabalhar o novembro azul. Essa promoção de exames pode acontecer através da contratação de uma equipe de saúde privada, que levará os instrumentos necessários para realização dos exames.

A depender da quantidade de funcionários, também é possível estabelecer contato com a prefeitura do município, e verificar se há disponibilidade do envio de profissionais do SUS para a ação.

4. Comunicação visual

Investir em comunicação visual também é um dos instrumentos possíveis quando falamos de novembro azul ações. Essa comunicação pode ser executada através de cartazes, adesivos, materiais online, posts na rede social corporativa, etc.

É importante que a equipe responsável por essa comunicação defina um mote central para a campanha, de modo a compor todas as peças produzidas.

5. Café da manhã

Um café da manhã na empresa também é uma maneira de envolver os funcionários e incentivá-los na prevenção. Nesse caso, o recomendado é explorar outros recursos complementarmente, ou seja, no evento de café da manhã entregar também materiais impressos e, talvez, promover uma palestra informativa.

Abrir um espaço para conversar e troca de experiências também é uma excelente possibilidade.

6. Eventos esportivos

Para atrair e envolver os homens, de forma especial, um dos caminhos que mais apresentam assertividade é o da promoção de eventos esportivos. Para novembro azul ações, um campeonato de futebol pode ser uma possibilidade interessante, mas é importante não perder o caráter educativo do evento.

Isso significa que, no evento esportivo, será necessário encontrar um meio para falar sobre prevenção ao câncer de próstata.

7. TV corporativa

Por fim, uma das soluções mais utilizadas nas empresas é a TV corporativa, por meio do qual diversas mensagens associadas à prevenção ao câncer de próstata são veiculadas. As telas da TV corporativa podem ser animadas ou estáticas, com som ou sem.

Conclusão

O novembro azul é um evento que ocorre anualmente, cujo objetivo é incentivar a conscientização a respeito da prevenção ao câncer de próstata. Empresas governamentais e não governamentais costumam promover ações nesse período, inclusive empresas privadas.

Alguns exemplos de novembro azul ações, são:

  1. Produção de materiais físicos;
  2. Palestras in company;
  3. Exames;
  4. Comunicação visual;
  5. Café da manhã;
  6. Eventos corporativos;
  7. TV corporativa.

Quer ajuda com sua comunicação de novembro azul? Conte com uma agência especializada em endomarketing. Para acessar um banco completo com ações de endomarketing, inclusive para novembro azul, conheça a Academia 21LIVE.

Posts relacionados