Scroll to top
21BRZ - Comunicação e Marketing

Outubro Rosa ações: ideias fáceis para você aplicar

Todos os anos, no mês de outubro, a cor rosa invade tudo ao nosso redor: desde outdoors, nas redes sociais e até mesmo na televisão. Isso só acontece porque em outubro é realizado o Outubro Rosa, ou seja, um mês dedicado totalmente a promover a saúde da mulher, especialmente no apoio à luta contra o câncer de mama.

Esse é um assunto muito importante, porque as empresas precisam fazer seu papel nessa luta e, por meio do endomarketing, incentivar suas funcionárias a realizarem exames periódicos.

Neste texto, traremos algumas ideias fáceis de aplicar no Outubro Rosa, bem como outros conteúdos relevantes sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um mês dedicado à conscientização a respeito da importância de prevenir-se regularmente contra o câncer de mama. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, em 2020 foram registrados 66.280 novos casos da doença no Brasil.

A mortalidade também é um dado preocupante: ainda em 2020, 17.825 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama.

A origem do Outubro Rosa é americana. No início dos anos 90 alguns estados cravaram a data como um marco para promover conscientização. Alguns anos depois, o congresso americano aprovou uma lei que determinava que no Outubro Rosa ações diversas seriam promovidas em todo o território nacional.

Partindo daí, diversos outros países ao redor do mundo começaram a marcar o mês de outubro como uma data referência na prevenção ao câncer de mama.

Quais as ações do Outubro Rosa?

Ao falar de Outubro Rosa ações, podemos pensar em diversas possibilidades, sobretudo para as empresas. Em primeiro lugar, as empresas podem fazer materiais de papelaria, como folders, cartazes e folhetos, explicando sobre o Outubro Rosa e as formas de prevenção.

A seguir, um exemplo de cartilha sobre o assunto, produzida pelo INCA e pelo ministério da Saúde:

outubro rosa ações exemplo de cartilha

Outras ações também podem ser desenvolvidas, como a veiculação de informações nas TVs internas, o envio de e-mails e a promoção de um dia de saúde para a mulher.

Qual o objetivo das ações do Outubro Rosa?

As ações do Outubro Rosa visam promover a mulher, tornando-a consciente das ameaças ao seu organismo e, diante disso, tendo a possibilidade de dar uma resposta eficaz caso a doença apareça.

Esse tipo de ação também ajuda a funcionária a sentir-se valorizada e bem quista pelos empregadores, influenciando o comportamento organizacional. Um ponto é muito importante: para desenvolver ações do Outubro Rosa, é essencial contar com especialistas em comunicação, já que errar o tom pode ser fatal para levar a campanha ao fracasso.

Qual a importância das ações do Outubro Rosa?

O Outubro Rosa tem uma importância fundamental para a saúde da mulher, já que o diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento e, consequentemente, diminui a taxa de mortalidade.

Segundo especialistas, 95% dos casos de câncer de mama descobertos precocemente têm possibilidade de cura.

Empresas promoverem ações de Outubro Rosa, portanto, é fundamental para garantir a proteção das mulheres e a diminuição da incidência de câncer.

Outubro Rosa ações: 7 opções para usar em qualquer empresa — mesmo com budget apertado

Diante da importância do Outubro Rosa, as empresas sempre estão em busca de inspirações para o desenvolvimento de ações mais eficazes e com uma maior taxa de engajamento.

Mas, onde encontrar ideias de ações para Outubro Rosa? Ora, as empresas podem ir pelos caminhos tradicionais, entregando pequenos bilhetes ou realizando posts nas redes sociais. E podem, também, aproveitar um pouco mais da criatividade e promover ações verdadeiramente relevantes.

Confira, a seguir, sete ideias de Outubro Rosa ações:

1. Promoção de exames na empresa

A primeira ação que pode ser promovida no Outubro Rosa é a disponibilização de exames na empresa. É possível, por exemplo, contratar uma médica particular para efetuar atendimentos individuais.

Quando houver um grande volume de mulheres na empresa, uma possibilidade é entrar em contato com a prefeitura e verificar que há disponibilidade para realizar um dia de saúde na sede da organização.

2. Dia do rosa

Combinar um dia para todos vestirem rosa também é uma excelente ação, já que o visual gera um impacto único e tem o poder de movimentar toda a empresa.

Se for possível investir um pouco mais, ao invés de pedir para que funcionários venham de rosa, a empresa poderia distribuir camisetas rosas personalizadas com uma mensagem da própria organização.

3. Palestra com especialista

Chamar uma especialista para dirigir algumas palavras para os funcionários também é uma boa opção. Além de ser uma ação simples e barata, apresenta grande eficácia. Para a palestra, não devem ser convidadas apenas as mulheres, mas também os homens, já que eles podem ser um agente de conscientização para as mulheres de sua casa.

4. Materiais impressos

A produção de materiais impressos, como flyers, cartões e cartazes também é uma boa. Nesses casos, a função educativa do endomarketing entra em cena, dando dicas bem práticas de como deve ser a prevenção e o autoexame.

5. TV Corporativa

Caso a empresa tenha um sistema interno de televisão, onde são exibidos materiais promocionais e comunicados, esse sistema poderá ser utilizado para exibir mensagens do Outubro Rosa.

Além de mensagens incentivando o autoexame, com estatísticas e informações relevantes, uma ação bem criativa é recolher o depoimento de pessoas que venceram o câncer. Esses testemunhos servirão como motivação para as equipes.

6. Atividade física comunitária

As atividades físicas são meios eficientes para conseguir conectar e educar as pessoas. Ao promover um dia de atividades, por exemplo, entre um jogo e outro podem ser distribuídos materiais educativos ou palestras curtas podem ser realizadas.

7. Iluminação da fachada

Uma ação bem comum de Outubro Rosa é a iluminação da fachada. Grandes empresas e prédios de órgãos governamentais fazem isso, como no caso da FIESP, em São Paulo, e do Palácio do Planalto, em Brasília.

Até mesmo o Cristo Redentor já foi iluminado no Outubro Rosa. Portanto, iluminar a fachada da sua empresa é uma ação bem interessante para marcar a data.

Conclusão

Neste artigo, vimos que o Outubro Rosa é um mês dedicado à conscientização a respeito da importância de prevenir-se regularmente contra o câncer de mama. O objetivo, portanto, é justamente essa conscientização.

Compartilhamos, ainda, 7 opções de ações que empresas podem executar no Outubro Rosa.

Quer ajuda com sua comunicação do Outubro Rosa? Conte com uma agência especializada em endomarketing. Para acessar um banco completo com ações de endomarketing, inclusive para novembro azul, conheça a Academia 21LIVE.

Posts relacionados