Gamificação ou gamification, é uma prática contemporânea do marketing que consiste em aplicar princípios dos games como método de engajamento com o cliente.
Inovação é algo que deve estar sempre presente no dia-a-dia do marketing. Afinal, atrair e engajar clientes de maneira criativa não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é bem desafiadora. Uma das maneiras criativas de realizar isso é por meio da estratégia que abordaremos no conteúdo de hoje.
Falaremos de gamificação, um método que impele o usuário e o cliente para a ação, de maneira divertida e empolgante.
O Que é Gamificação?
Gamificação consiste em promover experiências diferenciadas para a audiência, a partir dos princípios dos games. Com isso, os consumidores são mantidos engajados com a marca, interessados no produto e motivados.
O princípio comportamental humano explorado na gamification é o da competitividade inata a nossa sociedade. O impulso de competição é desenvolvido como reflexo de sobrevivência e, segundo alguns estudiosos, como fruto direto das necessidades econômicas.
O ser humano é incentivado por busca pelo aprimoramento e a perfeição, respeitando as regras, princípios e valores éticos e morais. O marketing, que deve sempre ser pautado no comportamento humano, explora estes princípios em suas ações.
Para que serve a gamificação?
A gamificação é parte de um universo de marketing que, cada vez mais, tem se dedicado à experiência do cliente proporcionada pelas marcas. Esta experiência é influência direta na fidelização dos clientes, já que a decisão de permanecer com uma marca ou produto vai muito além do preço, mas considera toda a tarimba com a marca.
Engajamento
Além disso, a gamificação também tem o potencial de aumentar significamente o engajamento, já que possibilita um envolvimento mais divertido e de maior geração de valor para o cliente.
Até porque, basta analisar a experiência pessoal de cada um de nós: todos preferimos algum entretenimento do que materiais comerciais.
Alcance e Viralização
O engajamento e envolvimento dos materiais publicados pela empresa influenciam, diretamente, no crescimento orgânico das publicações. Por isso, conteúdos e materiais gamificados tendem a performar muito melhor no alcance, que é uma métrica importante para analisar a qualidade dos conteúdos.
Além disso, conteúdos de entretenimento facilitam a viralização, ou seja, a rápida propagação do conteúdo da empresa.
Coleta de Dados
Soluções de gamificação possibilitam, também, uma eficiente maneira de reunir dados do seu cliente. É importante, no entanto, que toda coleta de dados siga as leis estabelecidas, especialmente a Lei Geral de Proteção de Dados, que passou a valer em 2020.
Uma possibilidade, por exemplo, é utilizar a gamificação para gerar leads. É o que a Nike realiza com o aplicativo Nike Run, por exemplo: o usuário precisa cadastre-se para acessar o aplicativo que monitora corridas.
A Nike, portanto, oferece um aplicativo extremamente útil para seu público e, de quebra, gera uma grande quantidade de e-mail de leads quentes.
Experiência Positiva
A gamification permite, ainda, prover uma experiência positiva para o cliente. Voltemos ao exemplo do Nike Run: o corredor passa a contar um com aplicativo que, depois que começa a ser utilizado, torna-se quase que essencial para ele.
Gamificação, portanto, é mais uma forma de conteúdo, talvez em formato pouco explorados, mas com grande potencial de geração de valor e experiências positivas.
Vantagens de aplicar a gamificação no marketing
Com os itens elencados até aqui, ficou evidente como a gamificação é útil no marketing. No entanto, a seguir, traremos algumas possibilidades mais específicas:
- Geração de leads: a gamificação pode, portanto, ser instrumento para gerar leads, como já citamos na seção anterior;
- Prova: a gamificação também é uma oportunidade para colher depoimentos e, também, dar recompensas por isso;
- Buzz: promover experiências de gamificação também potencializa a possibilidade da marca ser citada e lembrada nas redes sociais;
- Fidelidade: estratégias de gamificação podem focar também na fidelidade, ou seja, utilizar de recompensas e níveis para aumentar a frequência e o ticket médio dos clientes;
- História: gamificação também é uma oportunidade de contar histórias e, além disso, colher histórias.
Como aplicar a gamificação na prática:
Se você deseja aplicar a gamificação em suas estratégias, iremos compartilhar algumas dicas práticas para o explorá-la:
Pilares da Gamificação
Os pilares da gamification devem ser observados para criar uma experiência positiva para o cliente. Quando alguns destes elementos é ignorado, há a possibilidade do cliente não se sentir suficientemente envolvido, o que levaria toda estratégia para o buraco.
- História: em primeiro lugar, é importante criar um enredo suficientemente envolvente;
- Classificação: em seguida, manter uma classificação baseada nos resultados de cada um, para incentivar a competição;
- Tempo/período: definir um período para cumprir as metas, objetivos ou conseguir os resultados também é essencial;
- Medalhas: Por fim, encontrar métodos de premiações e reconhecimentos, como medalhas ou emblemas.
Gamificação e Persona: Como Utilizar Para Aumentar o Engajamento
Aqui no post nós já exploramos a importância da persona para uma estratégia de marketing, em todos os níveis. A gamificação representa um instrumento para engajar a persona, no entanto, para conseguir este resultado, é essencial conhecê-la profundamente.
Uma pesquisa de campo, ouvindo o público, é um dos primeiros passos para conseguir uma gamificação. Na pesquisa, levante dados como:
- Assuntos de interesses;
- Nível de conhecimento e experiência tecnológica;
- Tempo gasto com entretenimento;
- Valores.
Gamificação é só a ponta da estratégia
A gamificação é fantástica e auxilia frontalmente as ações de marketing. No entanto, não pode ser explorada isoladamente. É mais que essencial combinar a gamificação com outras estratégias avançadas de marketing.
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