Scroll to top
21BRZ - Comunicação e Marketing

Gamificação: Como Utilizar no Marketing?

Como Utilizar a Gamificação no Marketing?

Gamificação ou gamification, é uma prática contemporânea do marketing que consiste em aplicar princípios dos games como método de engajamento com o cliente.

Inovação é algo que deve estar sempre presente no dia-a-dia do marketing. Afinal, atrair e engajar clientes de maneira criativa não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é bem desafiadora. Uma das maneiras criativas de realizar isso é por meio da estratégia que abordaremos no conteúdo de hoje.

Falaremos de gamificação, um método que impele o usuário e o cliente para a ação, de maneira divertida e empolgante.

O Que é Gamificação?

Gamificação consiste em promover experiências diferenciadas para a audiência, a partir dos princípios dos games. Com isso, os consumidores são mantidos engajados com a marca, interessados no produto e motivados.

O princípio comportamental humano explorado na gamification é o da competitividade inata a nossa sociedade. O impulso de competição é desenvolvido como reflexo de sobrevivência e, segundo alguns estudiosos, como fruto direto das necessidades econômicas.

O ser humano é incentivado por busca pelo aprimoramento e a perfeição, respeitando as regras, princípios e valores éticos e morais. O marketing, que deve sempre ser pautado no comportamento humano, explora estes princípios em suas ações.

Para que serve a gamificação?

A gamificação é parte de um universo de marketing que, cada vez mais, tem se dedicado à experiência do cliente proporcionada pelas marcas. Esta experiência é influência direta na fidelização dos clientes, já que a decisão de permanecer com uma marca ou produto vai muito além do preço, mas considera toda a tarimba com a marca.

Engajamento

Além disso, a gamificação também tem o potencial de aumentar significamente o engajamento, já que possibilita um envolvimento mais divertido e de maior geração de valor para o cliente.

Até porque, basta analisar a experiência pessoal de cada um de nós: todos preferimos algum entretenimento do que materiais comerciais.

Alcance e Viralização

O engajamento e envolvimento dos materiais publicados pela empresa influenciam, diretamente, no crescimento orgânico das publicações. Por isso, conteúdos e materiais gamificados tendem a performar muito melhor no alcance, que é uma métrica importante para analisar a qualidade dos conteúdos.

Além disso, conteúdos de entretenimento facilitam a viralização, ou seja, a rápida propagação do conteúdo da empresa.

Coleta de Dados

Soluções de gamificação possibilitam, também, uma eficiente maneira de reunir dados do seu cliente. É importante, no entanto, que toda coleta de dados siga as leis estabelecidas, especialmente a Lei Geral de Proteção de Dados, que passou a valer em 2020.

Uma possibilidade, por exemplo, é utilizar a gamificação para gerar leads. É o que a Nike realiza com o aplicativo Nike Run, por exemplo: o usuário precisa cadastre-se para acessar o aplicativo que monitora corridas.

A Nike, portanto, oferece um aplicativo extremamente útil para seu público e, de quebra, gera uma grande quantidade de e-mail de leads quentes.

Experiência Positiva

A gamification permite, ainda, prover uma experiência positiva para o cliente. Voltemos ao exemplo do Nike Run: o corredor passa a contar um com aplicativo que, depois que começa a ser utilizado, torna-se quase que essencial para ele.

Gamificação, portanto, é mais uma forma de conteúdo, talvez em formato pouco explorados, mas com grande potencial de geração de valor e experiências positivas.

Vantagens de aplicar a gamificação no marketing

Com os itens elencados até aqui, ficou evidente como a gamificação é útil no marketing. No entanto, a seguir, traremos algumas possibilidades mais específicas:

  • Geração de leads: a gamificação pode, portanto, ser instrumento para gerar leads, como já citamos na seção anterior;
  • Prova: a gamificação também é uma oportunidade para colher depoimentos e, também, dar recompensas por isso;
  • Buzz: promover experiências de gamificação também potencializa a possibilidade da marca ser citada e lembrada nas redes sociais;
  • Fidelidade: estratégias de gamificação podem focar também na fidelidade, ou seja, utilizar de recompensas e níveis para aumentar a frequência e o ticket médio dos clientes;
  • História: gamificação também é uma oportunidade de contar histórias e, além disso, colher histórias.

Como aplicar a gamificação na prática:

Se você deseja aplicar a gamificação em suas estratégias, iremos compartilhar algumas dicas práticas para o explorá-la:

Pilares da Gamificação

Os pilares da gamification devem ser observados para criar uma experiência positiva para o cliente. Quando alguns destes elementos é ignorado, há a possibilidade do cliente não se sentir suficientemente envolvido, o que levaria toda estratégia para o buraco.

  1. História: em primeiro lugar, é importante criar um enredo suficientemente envolvente;
  2. Classificação: em seguida, manter uma classificação baseada nos resultados de cada um, para incentivar a competição;
  3. Tempo/período: definir um período para cumprir as metas, objetivos ou conseguir os resultados também é essencial;
  4. Medalhas: Por fim, encontrar métodos de premiações e reconhecimentos, como medalhas ou emblemas.

Gamificação e Persona: Como Utilizar Para Aumentar o Engajamento

Aqui no post nós já exploramos a importância da persona para uma estratégia de marketing, em todos os níveis. A gamificação representa um instrumento para engajar a persona, no entanto, para conseguir este resultado, é essencial conhecê-la profundamente.

Uma pesquisa de campo, ouvindo o público, é um dos primeiros passos para conseguir uma gamificação. Na pesquisa, levante dados como:

  • Assuntos de interesses;
  • Nível de conhecimento e experiência tecnológica;
  • Tempo gasto com entretenimento;
  • Valores.

Gamificação é só a ponta da estratégia

A gamificação é fantástica e auxilia frontalmente as ações de marketing. No entanto, não pode ser explorada isoladamente. É mais que essencial combinar a gamificação com outras estratégias avançadas de marketing.

Para te ajudar no desenvolvimento de estratégias avançadas de marketing, nós, da 21BRZ, preparamos um ebook com um material completo para gestores de marketing colocarem suas empresas no mapa do mundo digital.

Para acessar, clique no botão abaixo:

Posts relacionados