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21BRZ - Comunicação e Marketing

Gamificação: Como Utilizar no Marketing?

Gamificação ou gamification, é uma prática contemporânea do marketing que consiste em aplicar princípios dos games como método de engajamento com o cliente.

Inovação é algo que deve estar sempre presente no dia-a-dia do marketing. Afinal, atrair e engajar clientes de maneira criativa não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é bem desafiadora. Uma das maneiras criativas de realizar isso é por meio da estratégia que abordaremos no conteúdo de hoje.

Falaremos de gamificação, um método que impele o usuário e o cliente para a ação, de maneira divertida e empolgante.

O Que é Gamificação?

Gamificação consiste em promover experiências diferenciadas para a audiência, a partir dos princípios dos games. Com isso, os consumidores são mantidos engajados com a marca, interessados no produto e motivados.

O princípio comportamental humano explorado na gamification é o da competitividade inata a nossa sociedade. O impulso de competição é desenvolvido como reflexo de sobrevivência e, segundo alguns estudiosos, como fruto direto das necessidades econômicas.

O ser humano é incentivado por busca pelo aprimoramento e a perfeição, respeitando as regras, princípios e valores éticos e morais. O marketing, que deve sempre ser pautado no comportamento humano, explora estes princípios em suas ações.

Para que serve a gamificação?

A gamificação é parte de um universo de marketing que, cada vez mais, tem se dedicado à experiência do cliente proporcionada pelas marcas. Esta experiência é influência direta na fidelização dos clientes, já que a decisão de permanecer com uma marca ou produto vai muito além do preço, mas considera toda a tarimba com a marca.

Engajamento

Além disso, a gamificação também tem o potencial de aumentar significamente o engajamento, já que possibilita um envolvimento mais divertido e de maior geração de valor para o cliente.

Até porque, basta analisar a experiência pessoal de cada um de nós: todos preferimos algum entretenimento do que materiais comerciais.

Alcance e Viralização

O engajamento e envolvimento dos materiais publicados pela empresa influenciam, diretamente, no crescimento orgânico das publicações. Por isso, conteúdos e materiais gamificados tendem a performar muito melhor no alcance, que é uma métrica importante para analisar a qualidade dos conteúdos.

Além disso, conteúdos de entretenimento facilitam a viralização, ou seja, a rápida propagação do conteúdo da empresa.

Coleta de Dados

Soluções de gamificação possibilitam, também, uma eficiente maneira de reunir dados do seu cliente. É importante, no entanto, que toda coleta de dados siga as leis estabelecidas, especialmente a Lei Geral de Proteção de Dados, que passou a valer em 2020.

Uma possibilidade, por exemplo, é utilizar a gamificação para gerar leads. É o que a Nike realiza com o aplicativo Nike Run, por exemplo: o usuário precisa cadastre-se para acessar o aplicativo que monitora corridas.

A Nike, portanto, oferece um aplicativo extremamente útil para seu público e, de quebra, gera uma grande quantidade de e-mail de leads quentes.

Experiência Positiva

A gamification permite, ainda, prover uma experiência positiva para o cliente. Voltemos ao exemplo do Nike Run: o corredor passa a contar um com aplicativo que, depois que começa a ser utilizado, torna-se quase que essencial para ele.

Gamificação, portanto, é mais uma forma de conteúdo, talvez em formato pouco explorados, mas com grande potencial de geração de valor e experiências positivas.

Vantagens de aplicar a gamificação no marketing

Com os itens elencados até aqui, ficou evidente como a gamificação é útil no marketing. No entanto, a seguir, traremos algumas possibilidades mais específicas:

  • Geração de leads: a gamificação pode, portanto, ser instrumento para gerar leads, como já citamos na seção anterior;
  • Prova: a gamificação também é uma oportunidade para colher depoimentos e, também, dar recompensas por isso;
  • Buzz: promover experiências de gamificação também potencializa a possibilidade da marca ser citada e lembrada nas redes sociais;
  • Fidelidade: estratégias de gamificação podem focar também na fidelidade, ou seja, utilizar de recompensas e níveis para aumentar a frequência e o ticket médio dos clientes;
  • História: gamificação também é uma oportunidade de contar histórias e, além disso, colher histórias.

Como aplicar a gamificação na prática:

Se você deseja aplicar a gamificação em suas estratégias, iremos compartilhar algumas dicas práticas para o explorá-la:

Pilares da Gamificação

Os pilares da gamification devem ser observados para criar uma experiência positiva para o cliente. Quando alguns destes elementos é ignorado, há a possibilidade do cliente não se sentir suficientemente envolvido, o que levaria toda estratégia para o buraco.

  1. História: em primeiro lugar, é importante criar um enredo suficientemente envolvente;
  2. Classificação: em seguida, manter uma classificação baseada nos resultados de cada um, para incentivar a competição;
  3. Tempo/período: definir um período para cumprir as metas, objetivos ou conseguir os resultados também é essencial;
  4. Medalhas: Por fim, encontrar métodos de premiações e reconhecimentos, como medalhas ou emblemas.

Gamificação e Persona: Como Utilizar Para Aumentar o Engajamento

Aqui no post nós já exploramos a importância da persona para uma estratégia de marketing, em todos os níveis. A gamificação representa um instrumento para engajar a persona, no entanto, para conseguir este resultado, é essencial conhecê-la profundamente.

Uma pesquisa de campo, ouvindo o público, é um dos primeiros passos para conseguir uma gamificação. Na pesquisa, levante dados como:

  • Assuntos de interesses;
  • Nível de conhecimento e experiência tecnológica;
  • Tempo gasto com entretenimento;
  • Valores.

Gamificação é só a ponta da estratégia

A gamificação é fantástica e auxilia frontalmente as ações de marketing. No entanto, não pode ser explorada isoladamente. É mais que essencial combinar a gamificação com outras estratégias avançadas de marketing.

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