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21BRZ - Comunicação e Marketing

Branding: Como Construir Uma Marca Lembrada Por Todos

Branding: Como Construir Uma Marca Lembrada Por Todos

Branding diz respeito à Gestão da Marca e todas as suas imagens, ideias e sentimentos relacionados.

Infelizmente nem só de vendas vive uma empresa. Na verdade, as vendas são apenas uma parte de um processo mais longo que envolve, principalmente, gestão de marca e comunicação estratégica.

Muitas empresas se comportam assim:

branding

Elas enxergam o cliente como uma presa e, simplesmente, correm atrás dele. Se for necessário, inclusive, utilizam estratégias pouco ortodoxas e desonestas para isso, afinal, no calor da selvageria do mercado, vale de tudo.

No entanto, negócios que se comportam desta maneira vivem com uma constante data de validade, ou seja, estão destinados ao fracasso e ao esquecimento por parte dos consumidores. Na verdade, o esquecimento ocorre no melhor dos cenários, pois na maioria das vezes o que fica mesmo é um sentimento de raiva por conta da experiência negativa.

Quem não se lembra, por exemplo, da última vez que foi mal atendido por uma empresa. Se você fizer um pouco mais de esforço poderá se lembrar, também, da última vez que foi bem atendido.

Com certeza esta última situação você comentou com poucas ou nenhuma pessoas, no entanto, no caso do mal atendimento deve ter compartilhado com muita gente (o Reclame Aqui está aí para provar isso).

Este post existe com uma finalidade muito específica: ajudar sua empresa a trocar o modus operandi descrito até aqui por este:

marca e branding

Sim, a 21BRZ deseja te ajudar a preparar sua marca a tal ponto que ela se transforme em uma marca magnética, ou seja, que atraia seus clientes e venda para eles de maneira generosa e amigável.

Para fazer isso, você precisa conhecer e aplicar um conceito muito presente no marketing: o Branding.

O Que É Branding?

Branding pode ser definido pela Gestão da Marca e todas as suas imagens, ideias e sentimentos relacionados. Com um branding bem feito, o cliente terá uma boa imagem da sua empresa, desejando-a ainda mais.

Você pode ver isso na prática quando, por exemplo, ao ver um logotipo de alguma empresa, suas cores ou slogans, imediatamente associa de qual negócio se trata. Por exemplo, quando você ouve “Amo muito tudo isso”, ou “Viva a felicidade”, é bem possível que duas grandes marcas tenham sido resgatadas em sua memória.

Esse é poder do Branding.

Preciso Mesmo do Branding?

Campanhas de branding, geralmente, não trazem resultados imediatos e quantitativos em vendas. A razão disso é simples: primeira fixa a marca na mente do consumidor para, somente depois, ela ser lembrada em uma eventual necessidade.

Por exemplo, neste momento, a 21BRZ fortalece o seu Branding por meio de uma estratégia de conteúdo. Ninguém – ou quase ninguém – decidirá contratar algum de nossos serviços só de ler este post.

No entanto, a marca está sendo exposta e o valor está sendo gerado. Se, em algum momento, você precisar de nossos serviços ou alguém pedir uma indicação, é bem provável que sua mente remeta a este momento.

Além do conteúdo, existem diversas outras estratégias de branding, como anúncios em televisão, rádio, internet, parcerias com influenciadores, merchandising e por aí vai.

O Que É Marca?

Antes de prosseguir, é importante definir o conceito de marca – que está intimamente ligado ao branding (na verdade, este depende daquele).

Marca é comumente definida como:

Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, algo que permite identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode referir uma marca.

WIKIPÉDIA

Portanto, muito mais que um logotipo, marca diz respeito à identidade de uma organização, empresa e, até mesmo, uma pessoa.

Posicionamento E Branding

O branding não é orgânico, ou seja, precisa ser induzido pela comunicação da marca de maneira ativa. E, para que ações efetivas sejam tomadas, é importante que a marca tenha um posicionamento claramente definido.

O posicionamento é o espaço que a empresa ocupa ou pretende ocupar na mente do consumidor. Os produtos, serviços e marcas se organizam de maneira hierarquizada na memória do consumidor.

Por exemplo, agora, pense em qual a melhor marca de refrigerante que você conhece?

Esta marca que você pensou, ao responder a pergunta anterior, é aquela que está posicionada no primeiro lugar da sua mente, e assim as demais são organizada sucessivamente.

Ocupar o primeiro lugar na lembrança do seu cliente, portanto, é um dos principais objetivos da comunicação.

Existem três elementos que influenciam no posicionamento: custo, benefício e tempo. Os dois primeiros são controláveis, o segundo, não.

O custo é o quanto o produto ou serviço são todos os gastos que seu cliente tem ao adquirir ou se submeter ao seu produto ou serviço. Além do custo imediato do momento da compra (o preço de venda), outros custos também são considerados pelo cliente, como frete, manutenção, energia elétrica, etc.

Os benefícios são todos aqueles atributos que, de alguma maneira, são úteis para o cliente.

A relação entre custo e benefício é chamada no marketing de Valor. Um produto com um preço reduzido e muitos benefícios geram um alto valor para o consumidor.

O último fator que está ligado ao posicionamento é o tempo. Ou seja, somente o tempo poderá gerar fixação e lembrança de marca. Empresas demoram anos, às vezes décadas, para alcançar as primeiras posições de um mercado.

Os Elementos Mais Importantes Do Branding

Uma imagem positiva é construída, principalmente, com a qualidade e reputação do serviço prestado ou do produto vendido. A seguir, apresentaremos alguns elementos comunicacionais do branding, no entanto, estes são secundários. Um bom branding nasce de um grande valor gerado.

Identidade Visual

A identidade visual é um fator importantíssimo para a lembrança de marca pois, através dela, é possível estabelecer uma consistência em toda a comunicação. Na identidade visual, são levados em conta itens como: cores, ícones, símbolos, ilustrações e tipografia.

Na prática, por exemplo, você pode observar como a identidade visual é utilizada na prática. No feed do Instagram do Nubank é possível identificar um estilo que, a primeira vista, consegue demonstrar a identidade da marca.

Além disso, você também pode observar o desenvolvimento de um branding feito pela 21BRZ, clique na imagem a seguir:

Manual de Marca

É importante, também, que a marca produza um manual para padronizar toda a sua comunicação. Nesse manual é importante que contenha informações completas sobre o posicionamento da empresa, tom de voz e identidade visual.

Desse modo, as equipes internas de marketing, mesmo com mudanças de colaboradores, bem como agências prestadoras de serviço.

Voz da Marca

Um último ponto que precisamos abordar é a voz da marca que, em resumo, é COMO a marca se comunica com seu público. A partir de uma reflexão sobre a identidade da marca, é possível traçar elementos de personalidade.

Um recurso interessante para isso é a Brand Persona, que consiste em desenhar características humanas aplicáveis à identidade da organização. A partir da Brand Persona (personalidade) é possível encontrar a linguagem e o tom de voz mais adequado, como na imagem a seguir:

Mão Na Massa

Agora que você entendeu quais são as bases de um bom branding, está na hora de colocar a mão na massa. Faça um brainstorming com sua equipe e comece a desenhar sua estratégia.

Se você deseja se aprofundar nas estratégias de marketing para sua empresa, ouça o episódio a seguir:

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