MKT Internacional: Os Cuidados Que Toda Empresa Deve Ter Ao Expandir Sua Atuação
Marketing internacional é definido como as estratégias de marketing necessárias ao processo de internacionalização dos produtos ou serviços de uma empresa.
Se o seu negócio atua nacionalmente e você sente que é o momento de expandir ou, então, sua empresa já é ativa internacionalmente e você deseja melhorar a atuação global, este post é para você.
Nele, a 21BRZ vai compartilhar um pouco de sua expertise ao trabalhar o marketing de grandes multinacionais, para que você conquiste o seu espaço e se destaque na concorrência supranacional.
O marketing será essencial nesse processo. Sem ele não há como promover uma expansão efetiva para novos mercados. Uma visão de marketing também é importante para compreender as necessidades individuais de cada território.
O Que É O Marketing Internacional?
Marketing internacional é definido como as estratégias de marketing necessárias ao processo de internacionalização dos produtos ou serviços de uma empresa.
Uma coisa que é importante destacar é que o marketing internacional vai além da replicação de ações de um país ao outro. Na verdade, o marketing internacional baseia-se em identificar particularidades, planejar ações e desenvolver a comunicação para mercados globais.
Ainda que exista um planejamento global, avaliar o contexto cultural de cada país é uma tarefa prioritária dentro do marketing global. Isso evitará, por exemplo, uma gafe geopolítica protagonizada pela Coca-cola (sim, as grande também erram).
A marca decidiu colocar em uma peça de anúncio um mapa da Rússia, não incluindo a região da Crimeia que, oficialmente, pertence à Ucrânia mas que também é disputada pelo governo de Moscou.
O fato gerou uma onda de reclamações dos russos, que fizeram a Coca alterar o mapa no anúncio, desta vez incluindo a Crimeia. A mudança irritou a Ucrânia, que vê a região como uma resistência ao domínio autoritário de Putin (presidente da Rússia).
Um marketing internacional bem feito, portanto, precisa considerar as particularidades locais, já que o contrário pode causar, até mesmo, incidentes diplomáticos.
A Diferença Entre Marketing Internacional e Marketing Global
Uma pesquisa recorrente no Google (e que, com certeza, motivará muita gente a chegar neste texto), é a diferença entre o marketing internacional e marketing global. Será que, realmente, existe essa diferença?
A resposta é NÃO! Na verdade, marketing internacional e marketing global podem ser entendidos como sinônimos. Há diferenças, no entanto, entre dois conceitos que devem ser abordados antes de aprofundarmos no marketing internacional: marketing local (ou doméstico) e o marketing internacional.
O marketing local, como o nome sugere, é aquele que se posiciona na concorrência com empresas locais ou regionais. Ele é facilitado tanto pelas questões culturais (ainda que em países como o Brasil a diversidade cultural é gritante) como por questões logísticas.
O marketing internacional, como já definimos anteriormente, é aquele que se posiciona em mercados internacionais. A economia, a logística e a cultura são itens prioritários em qualquer plano, nesses casos.
As Principais Características Do Marketing Global
Citamos, anteriormente, algumas das características do marketing global. A partir de agora iremos detalhar algumas delas (e outras também):
O Marketing Global PRECISA Considerar As Relações Diplomáticas
Conhecer a relação entre os países onde a empresa atua é muito importante no marketing global. Além disso, compreender como cada país encara os demais (incluindo aqueles em que a empresa NÃO atua) é essencial para não cair em gafes como a que a Coca-cola cometeu com a Rússia e Ucrânia.
O Marketing Internacional Não Pode Esquecer A Geopolítica
A geopolítica é definida como a tentativa de interpretar os fatos atuais e o desenvolvimento dos países à luz das estratégias de poder político e espaço geográfico, principalmente. Portanto, para um setor de marketing de empresas com atuação internacional, o noticiário econômico e político deve ser, literalmente, a página inicial de seus navegadores de internet.
O Marketing Global Não Deve Padronizar A Linguagem
Na tentativa de massificar a comunicação, facilitando-a, o setor de marketing sofre com a tentação de padronizar a linguagem para todo o mundo (traduzindo apenas, quando necessário). Isso é um erro.
Existem nuances da linguagem que são ignoradas na tradução literal. Portanto, uma massificação de comunicação não deve ser praticada em, praticamente, circunstância nenhuma.
A matriz pode, naturalmente, definir orientações e conceitos para a organização. No entanto, equipes de marketing e agências de publicidade locais precisam permanecer atentas na hora de adaptar a comunicação.
O Marketing Internacional Necessita De Pessoas Dedicadas A Identificar Particularidades
Observe bem tudo o que dissemos até aqui. Com certeza, não é fácil se atentar a tudo isso. Por essa razão, no setor de marketing de empresas com atuação internacional, é importante definir uma pessoa (ou um grupo) que seja responsável por observar cada cenário descrito acima.
Essa pessoa precisa ter facilidade com questões noticiosas e políticas, bem como um amplo conhecimento de linguagem.
As 04 Estratégias OBRIGATÓRIAS Do Marketing Internacional
1- Padronização É Necessária (O Que É Diferente De Uniformização)
Como parte da preservação da identidade da empresa – bem como necessidade de Branding e lembrança de marca -, a padronização da identidade visual é um ítem importante para o setor de marketing.
No entanto, apesar da identidade ser mantida, também é essencial permitir algumas customizações em peças individuais (considerando as particularidades locais, assunto que já abordados anteriormente).
2- Organizar e Distribuir Os Ativos De Marketing De Maneira Inteligente
Um desafio diante da internacionalização de uma empresa está na distribuição dos ativos de marketing. Ter uma estratégia, portanto, para impedir que ativos sejam desperdiçados pelas unidades locais é um segundo ponto que precisa de observação.
Essa tarefa até poderia ser feita por e-mail ou serviços de transferência, mas o ponto que abordaremos no próximo tópico demonstra a necessidade de uma solução mais sofisticada:
3- Controle Do Marketing Em Toda A Rede
“Não recebi” ou “Pode me reenviar” são frases comuns em empresas com várias unidades. O setor de marketing (principalmente da matriz) precisa ter relatórios de quais unidades receberam ou não os materiais. Desse modo, será possível garantir que todas poderão comunicar de maneira eficiente.
4- Comunicação Entre Os Times de Marketing e Agências De Publicidade
Um quarto ponto que não pode ser ignorado, está na comunicação entre o setor de marketing e as agências, de modo a garantir o fluxo de operação e criação de peças e demais ativos de marketing. A solicitação de demandas, por exemplo, precisa de um canal mais direto e oficial, que vai além do e-mail ou whatsapp.
A Ferramenta Que Pode Auxiliar Sua Empresa Na Expansão do Marketing Internacional
Uma ferramenta que foi criada para ajudar setores de marketing de grandes empresas é a 21LIVE, que é um Brand Center avançado, ou seja, um sistema que organiza todos os ativos de marketing da organização, integrando distribuidores, franqueados (ou unidades), fornecedores, representantes comerciais e o setor de marketing.
Além disso, ela garante a personalização de peças, já que conta com um recurso de edição de todas as peças de comunicação. E garante, ainda:
- Agilidade:Uma vez que o upload de peças é feito, toda a rede pode ser comunicada imediatamente sobre as novidades e campanhas que poderão trabalhar;
- Controle: Relatórios com campanhas e peças mais utilizadas, frequência de visitas na plataforma, confirmação de recebimento de comunicados oficiais, entre outros;
- Solicitação de demandas: Também é possível, pela plataforma, realizar solicitações de demandas para as agência de comunicação, controlando prazos e acompanhando o status.
Se você deseja conhecer mais sobre a 21LIVE, clique no botão abaixo para acessar a página institucional e, também, realizar o contato comercial: