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21BRZ - Comunicação e Marketing

Planejamento de marketing 2021: os 5 pilares essenciais de um planejamento de sucesso

Com o final do ano se aproximando, está na hora de pensar no próximo ano, especialmente se você for um gestor ou diretor de marketing (CMO). Aqui no blog, já falamos sobre planejamento de budget, ou seja, da definição de verba para o ano. Neste post, de maneira mais específica, falaremos de planejamento de marketing como um todo.

Assim como abordamos em nosso OPEN HOUSE de novembro – evento presencial que realizamos aqui na agência, iremos compartilhar os cinco pilares de um bom planejamento. Mas, antes, vamos entender o que é um bom planejamento:

Um bom planejamento de marketing é aplicável

Já passou o tempo das teorias que parecem grego e dos powerpoints enormes que ninguém presta atenção. Um planejamento de marketing eficiente precisa ser essencialmente aplicável.

Isso significa que, para muito além de dados, estatísticas e organogramas, o planejamento de marketing converte-se em ações que geram resultados reais e expressivos para a empresa.

Um bom planejamento de marketing tem objetivo

O planejamento de marketing precisa apontar para algum lugar. Sem um objetivo claro, qualquer planejamento é inútil. Para encontrar o objetivo, no entanto, é preciso primeiro realizar um profundo diagnóstico das necessidades mais pujantes da organização.

Alguns dos objetivos possíveis de marketing são:

  • Aumento de vendas;
  • Fidelização de clientes;
  • Aumento da visibilidade;
  • Aumento da lembrança de marca;
  • Educar o mercado;
  • Conscientizar a respeito de alguma causa;
  • Engajamento de colaboradores.

Um bom planejamento de marketing é facilmente compreendido

Um terceiro elemento muito importante, é garantir que o planejamento seja compreendido por todos os envolvidos no marketing ou gestão de uma empresa. Por isso, aproveitar de figuras e ícones é essencial para promover a facilitação da compreensão das informações.

O fator principal nesse caso é a empatia. Coloque-se no lugar daqueles que terão contato com o planejamento de marketing.

Um bom planejamento de marketing é mensurável

Um último elemento diz respeito à necessidade do planejamento de marketing ser mensurável, ou seja, definir quais são as métricas essenciais para acompanhar a performance e o desempenho daquilo que foi planejado.

Os 5 pilares essenciais de um planejamento de marketing

A partir de agora, compartilharemos detalhes da metodologia 21BRZ de gestão e marketing. São 5 pilares que orientam nossas ações e posicionam a agência como referência no mercado, e nos fez atender empresas multinacionais como Metso Outotec, CNH Industrial, Biolight (empresa coreana que chega ao Brasil), Genie (do grupo Terex), entre outras.

Primeiro pilar: a empresa

O primeiro pilar de um planejamento de marketing consiste em conhecer profundamente a empresa, identificando os pontos positivos e as debilidades. A boa e velha análise SWOT ainda se aplica:

  1. Forças: diz respeito aquilo que são pontos positivos internos da empresa, como por exemplo um bom atendimento, preço competitivo, boas condições de pagamento e etc;
  2. Fraquezas: ao contrário do primeiro ítem, as fraquezas dizem respeito aos pontos negativos internos da empresa, como por exemplo funcionários mal-treinados, espaço físico limitado, entre outros;
  3. Oportunidades: enquanto as forças e fraquezas analisam fatores internos, oportunidades e ameaças analisam fatores externos e que não estão sob controle da empresa. No caso das oportunidades, são situações que favorecem a empresa, como a economia em crescimento ou a procura crescente de algum produto;
  4. Ameaças: por fim, temos as ameaças, que são os fatores externos que também não estão sob controle da empresa. São as situações que prejudicam a empresa de alguma maneira, como por exemplo: crise financeira, concorrência desleal e coisas do gênero.

Além disso, é importante responder três perguntas simples sobre a empresa:

  • Quem é sua empresa? Ou seja, qual a personalidade e principais características da organização;
  • Qual o objetivo da empresa? Como já falamos, sem um objetivo claro, qualquer planejamento é inútil;
  • Quais problemas sua empresa resolve? Não refletir sobre esse elemento prejudica muitas empresas. É elementar saber quais são as dores que sua organização consegue sanar.

Existem outras perguntas que podem ser feitas para complementar o planejamento. Não detalharemos aqui para evitar alongamentos, mas disponibilizamos em nosso sistema exclusivo uma apresentação completa. Clique no botão e confira:

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Segundo pilar: os clientes

Após imergir na sua empresa e mapear sua identidade, chegou o momento de progredir no conhecimento do seu cliente. No passo anterior, identificamos quais são as principais dores que sua marca resolve. No pilar do cliente, é importante entendê-lo, conhecê-lo e levantar quais são as principais dores.

Um ponto importante é levantar os pontos de contato empresa-cliente, que vão desde a assinatura de e-mail, passando pela fachada e chegando à comunicação nas redes sociais. Para isso, mapeie a jornada do cliente desde o primeiro contato, além de identificar as principais objeções à sua oferta.

Terceiro pilar: os projetos

A partir de agora, nossa jornada rumo ao planejamento perfeito começa a tomar formas mais práticas. É o momento de juntar todas as informações levantadas até aqui e aplicá-las em projetos, ou seja, ações planejadas para o próximo ano.

  • Quais pontos você precisa melhorar?
  • Quais produtos/serviços te trazem mais receita?
  • O que fazer para blindar a concorrência?
  • O que sua empresa faz de melhor e seus clientes não sabem?
  • Quais dores e problemas seus produtos resolvem?

Com todas as informações diante dos olhos, é o momento de criar os projetos, definir algum responsável, uma meta e o acompanhamento. Nos projetos internos da 21BRZ, utilizamos o seguinte modelo para gerir projetos:

planilha de planejamento de marketing

Quarto pilar: a comunicação

A nível macro do seu planejamento, você deve trabalhar com projetos, como já falamos. Mas, no que tange a comunicação (que é apenas uma das dimensões do marketing), ela deve ser pensada em campanhas.

Campanhas são ações de comunicação desenvolvidas com um determinado objetivo. Por exemplo, se sua empresa tem problemas na encontrabilidade, ou seja, não é facilmente encontrável no Google, você precisa realizar uma campanha para tráfego orgânico.

Quinto pilar: as KPI’s

Por fim, chegamos ao último momento do planejamento: a definição das métricas de acompanhamento, ou KPI’s, que são aqueles dados que serão utilizados para mensurar o sucesso do seu planejamento.

É muito importante, em primeiro lugar, identificar quais dados realmente são importantes. Além disso, definir uma frequência de acompanhamento e algumas metas realistas. Um outro ponto é tomar decisões a partir dos KPI’s.

O mais importante: execute!

Planejamento não existe para ficar escondido em alguma pasta do seu notebook. Ele existe essencialmente para ser executado.Portanto, após definir um planejamento, ainda que seja mais básico, trabalhe para levá-lo a realização.

Se você precisa de ajuda para planejar sua comunicação e executá-la, acesse os materiais gratuitos que disponibilizamos em nossa área gratuita do OPEN HOUSE:

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