A visita de um CEO ou diretor de uma empresa multinacional é sempre um desafio para os gestores. Afinal, trata-se de uma oportunidade única para conseguir mostrar serviço e garantir uma ascensão profissional.
E é nesse processo que muitos gestores se afundam. Apesar de serem eficientes no dia a dia, não conseguem comprovar isso diante do CEO, que passa a adotar uma postura de desconfiança perante à gestão. Com o desgaste do tempo, isso pode gerar uma demissão.
Neste artigo, vamos mostrar como você, gestor, pode se preparar para a visita do CEO ou diretor da empresa.
Boa leitura!
Por que é importante se preparar para a visita do CEO?
Um gestor deve estar a todo tempo preparado para uma visita do CEO e, mesmo que essa visita não ocorra, é fundamental ter todos os dados de sua gestão centralizados e com acesso facilitado, pois nunca se sabe quando uma reunião ou call de última hora pode acontecer.
A principal razão associada à importância de preparar-se para a visita do CEO está relacionada à oportunidade de subir na carreira. Do CEO ou diretor partirá aquele olhar capaz de possibilitar uma promoção.
Entre as maiores dores de um líder está a necessidade de formar outros líderes. A todo momento, o CEO está à procura de pessoas que possam subir de nível hierárquico para suprir as carências de liderança da organização.
Como se preparar para a visita do CEO da empresa
Por isso, preparar-se para a visita do CEO é fundamental. Ser pego de surpresa ou desprevenido é um verdadeiro tiro no pé. A preparação deve ocorrer com antecedência e ser estratégica, de modo a conseguir dar as respostas mais importantes no menor tempo possível.
A seguir, separamos algumas dicas para que você esteja preparado para a próxima visita do CEO:
Produza relatórios e faça reportes
A dica mais importante de todas que daremos daqui para frente é esta. Um bom gestor é quem consegue comprovar os resultados com o apoio de dados e informações. As pessoas podem até não concordar em opiniões e visões particulares de mundo, mas ninguém pode questionar aquilo que os dados dizem.
Na prática, um gestor deve documentar todo o seu trabalho, metrificando cada ação e reunindo isso em um reporte. Também é importante apresentar os dados da equipe como um todo. Para isso, recorrer a certos softwares pode ser necessário.
Entenda o que é importante para o CEO
Esses relatórios não podem ser apenas um apanhado de informações jogadas ao vento. Volume de dados não é capaz de impressionar o CEO. O efeito provocado é exatamente o oposto: ele vai pensar que ao invés de eficiente, você é um demagogo.
Para identificar aqueles dados que valem a pena serem colocados nos relatórios e reportes é preciso, antes de tudo, analisar e identificar quais informações fazem sentido para o CEO.
Esse processo é dividido em duas partes: em primeiro lugar, o gestor deve questionar que tipo de informação faz sentido ser conhecida pela alta gestão. Depois dessa primeira parte, entramos na segunda que, dessa vez, é mais personalizada.
Trata-se de conseguir compreender o que o CEO, como pessoa, gosta. E aqui é importante encontrar alguém que tenha certa proximidade com ele, questionando sobre esses gostos pessoas.
Saiba o momento certo de abordá-lo
O momento certo de abordar o CEO é um aprendizado fundamental do nosso texto. Quando há uma reunião previamente marcada, não é preciso muito esforço para encontrar esse momento, já que provavelmente o encontro será conduzido pelo CEO.
No entanto, em situações onde o contato com o CEO é mais indireto ou não há uma reunião marcada, o gestor deve fazer um esforço para encontrar o momento ideal de apresentar as novidades da equipe.
Inexiste uma receita mágica, nesse sentido. Identificar o momento certo está muito mais relacionado ao feeling do que a qualquer outra coisa.
Prepare-se com antecedência
Se você não deixar tudo pronto com antecedência, o CEO vai perceber que os relatórios e informações foram feitos de última hora. E isso é um pecado gravíssimo que um gestor pode cometer.
Mesmo que não haja previsão para uma visita ou reunião com o CEO, é essencial que você já tenha tudo preparado. Com relação aos reportes, é importante que ao menos semanalmente haja uma atualização.
Essa atualização pode ser feita por você mesmo ou, então, delegada a algum membro da equipe. Mas é sempre importante conferir e revisar todos os dados para evitar saias-justas diante do CEO.
Transmita credibilidade e autoridade
O CEO precisa olhar para você, gestor, e conseguir confiar em suas palavras. Não há nada pior em uma reunião do que falta de segurança na falha ou dúvidas com relação àquilo que está sendo apresentado.
Dois são os valores que o CEO procura no gestor: credibilidade e autoridade. O primeiro é construído a partir da capacidade de transmitir confiança. Essa confiança está relacionada à postura e à forma como as coisas são ditas.
Já a autoridade diz respeito ao conteúdo do que é dito. Para conseguir autoridade, é preciso conhecer muito bem o que está sendo exposto.
Dê atenção à aparência
A credibilidade é diretamente influenciada pela aparência do gestor diante do CEO. Camiseta amassada, uso excessivo de adereços e cabelo despenteado são algumas das características que não combinam com um gestor.
Por isso, investir em boas roupas e manter a barba e o cabelo preparados (ou, no caso de mulheres, cabelo e maquiagem), embora pareça algo superficial, não é.
Esteja pronto para ouvir
Somar ansiedade e emoção em um gestor perante um CEO pode ser uma receita perigosa. Muitos, movidos por esses sentimentos, acabam adotando uma postura de falas excessivas, sem deixar ou criar espaço para que o CEO dê sugestões, feedbacks e tire dúvidas.
Aqui mora o perigo: embora seja importante mostrar os bons resultados, é ainda mais fundamental ouvir o CEO e absorver dicas e feedbacks.
Conclusão
Neste artigo, vimos como um gestor pode preparar-se para a visita de um CEO. Confira, a seguir, um resumo das dicas:
- Produza relatórios e faça reportes
- Entenda o que é importante para o CEO
- Saiba o momento certo de abordá-lo
- Prepare-se com antecedência
- Transmita credibilidade e autoridade
- Dê atenção à aparência
- Esteja pronto para ouvir
Para mostrar ainda mais serviço e impressionar, é fundamental que o gestor conte com a ajuda de uma agência especializada em multinacionais, de modo que as ações de comunicação sejam corretamente desenvolvidas.