Criação de Conteúdo: Como Ter Infinitas Ideias de Conteúdo
Criação de conteúdo é um desafio para profissionais, empreendedores e gestores de marketing. Neste post, a 21BRZ traz um manual completo para te ajudar na definição de pautas que tragam resultado.
O marketing de conteúdo já é visto como uma necessidade por grande partes das empresas. No entanto, muitos profissionais, empreendedores e gestores de marketing sentem dificuldade com ele.
Perguntas como “o que postar nas redes sociais?”, ou então “como definir temas de postagens?” são extremamente frequentes. A proposta deste post, portanto, é trazer um caminho acessível para que todos, especialistas em conteúdo ou não, possam criar conteúdo de maneira facilitada e muito mais assertiva.
O Que É Conteúdo?
O primeiro passo para iniciarmos nossa jornada é definir o que é conteúdo. Muitas serão as definições que você encontrará por aí. No entanto, a 21BRZ deseja te dar uma compreensão real do tema, sem firulas ou coisas do tipo.
Conteúdo é todo material que atraia e promova relacionamento entre uma marca e empresa, geralmente por meio de informação ou educação.
Veja bem, para efeitos deste post, não encaramos como conteúdo materiais promocionais ou de venda, como a oferta direta de produtos, cartas de venda, ou materiais semelhantes.
Para exemplificar, observe a seguir:
Isto é um post institucional:
A função dele é mostrar um pouco daquilo que está acontecendo na empresa e, de certa forma, servir como aumento de lembrança de marca. É ótimo dentro de uma estratégia completa de comunicação, no entanto, não é disso que nos referimos ao falar de conteúdo.
Também não falamos de postagens que fazem uma oferta direta de produto ou serviço, com esta:
Agora, observe o post a seguir:
Ele traz uma informação relevante para o público-alvo e gera valor educando. É disso que falaremos.
Mas, Vale A Pena Produzir Conteúdo Assim?
A dúvida que pode surgir na sua mente é: não é melhor fazer postagens que falam, somente, da empresa e seus produtos?
É uma pergunta compreensível para quem deseja ver resultados imediatos no marketing digital. O grande princípio que gostaríamos de ensinar (e que por si só já valeria a pena de ler este post) é:
Antes de tentar uma venda, é importante gerar relacionamento.
Esse princípio vale, de modo especial, para o ambiente digital. Ninguém está nas redes sociais ou na internet em geral para receber anúncios e uma pesquisa deixou isso muito claro:
- 71% das pessoas assistem a vídeos no YouTube ou Vimeo;
- 65% estão inscritos em sites de relacionamento, como Facebook ou LinkedIn;
- 46% enviam mensagens instantâneas;
- 46% fazem upload de fotos para compartilhar com os demais internautas;
- 36% jogam games;
- 32% leem jornais ou blogs informativos;
- 30% compartilham algo que criaram;
- 21% fazem download de Podcasts;
- 13% usam o Twitter;
- 14% utilizam sites de namoro.
Notou que, em nenhum desses tópicos, haviam pessoas falando que estão na internet para receberem anúncios ou materiais de propaganda de empresas?
Todos os dias, os usuários na internet são expostos a milhares de informações. Ganhar a atenção dos usuários significa concorrer com os vídeos de comédia, política e música do Youtube, ou com os posts dos amigos do seu cliente no Instagram.
Materiais que só falam da empresa, jamais conseguirão ganhar atenção assim. Por isso, produzir conteúdo interessante, informativo e educativo é o melhor caminho para atrair seu cliente.
Ok, Então Vamos Para A Prática
Agora que já deixamos claro qual tipo de conteúdo estamos falando por aqui, bem como a necessidade dele, iremos para a prática. Nos próximos tópicos, você terá acesso a algumas ferramentas e estratégias de criação de conteúdo.
Deste modo, você não sofrerá com bloqueios criativos, mas terá sempre um caminho para garantir conteúdo relevante para sua audiência. Confira:
Ferramentas Para Ter Ideias Infinitas De Conteúdo
Listamos, a seguir, algumas da principais e mais úteis ferramentas que vão te ajudar na produção de conteúdo. Todas elas, nós utilizamos na 21BRZ, e recomendamos de verdade:
Ubersuggest
Esta primeira ferramenta é fantástica: com ela, você pode identificar os assuntos mais procurados na internet, bem como avaliar o site de concorrentes para, por meio disso, compreender quais pesquisas mais geram interesse do seu público.
Sim, o Google é uma ferramenta poderosa para sua produção de conteúdo. É possível, dentre outras coisas, ter insights a partir dos próprios resultados de pesquisa, como por exemplo:
Você já deve ter percebido que as abas do Google (1) mudam de acordo com a pesquisa que você realiza. Isso acontece como um demonstrativo do Google de quais formatos são mais relevantes para aquela palavra-chave. No caso específico, um conteúdo com muitas imagens tende a ter uma performance melhor.
Além disso, os painéis e snippets que aparecem nos resultados (2) nos trazem uma tendência do tipo de informação as pessoas desejam encontrar ao realizar aquela pesquisa. Por exemplo, também no caso específico as pessoas buscam pela definição de Criação de Conteúdo.
Um outro ponto importantes são as perguntas (3) que aparecem na primeira página. Responder essas questões é um caminho seguro para produzir um conteúdo relevante.
Por fim, temos as pesquisas relacionadas (4). Elas representam, interesses semelhantes à pesquisa principal. Cogite utilizá-las também no seu conteúdo.
Answer The Public
Essa ferramenta é mágica. A partir de uma palavra-chave principal, ela mostra possibilidades de outras pesquisas de cauda longa. São centenas de ideias de conteúdo ali, diante dos seus olhos.
Impossível ficar sem pauta.
Planejador de Palavras-Chave do Google
Com essa ferramenta do Google Ads, é possível realizar um trabalho bem semelhante ao Ubersuggest, identificando os assuntos que mais geram interesse e as dúvidas mais frequentes.
Google Trends
Essa ferramenta tem o objetivo principal de comparar termos de pesquisa, para identificar quais geram maior interesse. Por exemplo, na comparação entre “produção de conteúdo” e “criação de conteúdo”, observamos que o primeiro termo registra um maior interesse.
Não Produza, Documente
Quando você entender este tópico, seus problemas com conteúdo irão acabar. Ao invés de dedicar tempo e esforço para criar conteúdo do zero, passe a documentar, ou seja, registrar tudo aquilo que você ou sua empresa faz no dia-a-dia e que pode virar conteúdo.
Por exemplo: imagine que o seu setor comercial receba determinada dúvida muito frequentemente. Isso pode e deve virar conteúdo. Perceba que não é nada inédito, é apenas o reflexo de coisas que já acontecem na empresa.
Faça Um Planejamento
Não deixe para fazer a postagem de hoje só hoje. Se você não entendeu, vamos deixar claro: você precisa de um planejamento definido, ou seja, ter muito claro, com certa antecedência, quais serão os conteúdos produzidos.
Para isso, é importante definir a Linha Editorial, o que significa entender quais são os pilares da sua comunicação e conteúdo.
Conheça Seu Público
Essa dica deveria ser toda escrita em letras garrafais. Não faremos isso para manter a estética, apenas. Pois é muito importante dedicar tempo e esforço para promover um profundo conhecimento do público.
Identificar os anseios da sua persona é o mais seguro caminho para produzir conteúdo. Se você deseja saber mais sobre isso, clique no link a seguir:
<<< Personas: Como Utilizar Este Recurso No Marketing >>>
Seja Frequente
A dica de ouro, deixamos para o final: seja frequente. A frequência é responsável por grandes resultados a longo prazo. Marketing de conteúdo é um processo de semeadura, onde os frutos serão vistos somente daqui há algum tempo.
No entanto, uma semeadura isolada não é suficiente. Ou seja, para ter resultados, é necessário produzir incansavelmente durante muito tempo.
Produza Conteúdo Com Consciência Da Estratégia
Além de produzir conteúdo, é muito importante ter uma consciência geral de toda a estratégia de marketing. O conteúdo é apenas um dos pilares do marketing. Para te ajudar com nessa compreensão, preparamos um e-book completo sobre Marketing Digital Para Empresas: Como Colocar Sua Empresa No Mapa Do Mundo Digital.
Para baixar, cadastre-se abaixo:
new RDStationForms(’01-mkt-digital-para-empresas-1020392500917e7a4f07′, ‘UA-107605769-1’).createForm();