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21BRZ - Comunicação e Marketing

Newsletter: como entregar um grande volume de conteúdo e gerar muito valor

Newsletter são e-mails disparados com certa periodicidade com resumos dos materiais e conteúdos produzidos pela empresa.

O marketing de conteúdo exige muita dedicação e uma profunda visão estratégica: considerar todos os possíveis pontos de contato do cliente com a empresa, gerando valor por meio de conteúdo de qualidade e anúncios amigáveis.

Uma das estratégias amplamente utilizadas pelas empresas que trabalham com conteúdo é a newsletter. Essa estratégia consegue comunicar para um alto número de pessoas, geralmente aquecidas, ou seja, mais propensas à compra.

Compreenderemos, no post abaixo, algumas das utilidades da newsletter e, também, como aplicá-la na prática. Confira:

O que é uma Newsletter?

Newsletter é um termo inglês que pode ser traduzido, literalmente, por boletim informativo. Em marketing, são e-mails disparados com certa periodicidade, com resumos dos materiais e conteúdos promovidos pela empresa.

Aqui na 21BRZ temos duas newsletters: uma semanal, com o resumo dos conteúdos trabalhados durante a semana, e outra mensal, todo dia 21, onde, além dos conteúdos, tratamos de algumas das atividades desempenhadas pela agência.

newsletter

A importância de criar uma Newsletter

Se você está em busca de estratégias para otimizar o marketing de conteúdo da sua empresa, deve estar se perguntando: por que utilizar uma newsletter? Algumas das principais razões são:

Relacionamento

O primeiro benefício direto da newsletter está na promoção de relacionamento. O relacionamento é o modus operandi do marketing atual e o envio de materiais via e-mail permite que esse relacionamento seja estabelecido e mantido, desde que o conteúdo seja realmente de valor.

Manutenção da audiência

Além disso, a newsletter é capaz de manter sua audiência ativa. Listas de e-mails são valiosas, desde que tenham engajamento, ou seja, os usuários interajam ativamente e, como dissemos, a newsletter tem esse poder.

Aumento de tráfego

Com o envio de materiais do seu site ou blog por meio dos e-mails, o tráfego tende a aumentar significativamente. Você poderá notar essa diferença ao instalar o Google Analytics em seu site.

Nutrição perpétua

Dentro de campanhas pontuais como lançamentos, inbound e outras ações de venda, um recurso bastante explorado é a nutrição dos leads, ou seja, o envio de e-mails que o preparam para a compra. No caso da newsletter, na prática, ocorre uma nutrição perpétua, o que quer dizer que período após período, por meio da entrega do conteúdo, o usuário estará sendo preparado para uma oferta.

Diferença entre assinatura RSS e newsletter

Uma coisa precisa ser esclarecida: os mais velhos na internet devem se lembrar do RSS, um recurso de assinatura que notifica por e-mail os usuários todas as vezes que um novo post é publicado no blog.

A diferença entre assinatura RSS e newsletter, é que esta última é totalmente personalizada, ou seja, você escolhe quais conteúdos irá enviar, o que pode incluir materiais que não necessariamente estão em um blog.

Como fazer uma newsletter passo a passo

Após entender a importância de uma newsletter, podemos partir para a prática. A seguir, traremos dicas para que você crie uma newsletter com alta taxa de engajamento e resultados efetivos para sua empresa.

Escolha o estilo de newsletter

O primeiro passo prático para a criação de uma newsletter de sucesso é a escolha do estilo, por exemplo:

  • Estilo simples: são e-mails que contam com um cabeçalho simples e blocos com as chamadas com os links, como no exemplo a seguir:
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  • Estilo completo: neste caso, conta com uma layoutização mais complexa, geralmente exigindo o trabalho de um designer, como a seguir:
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Defina a periodicidade

O próximo passo está na definição de periodicidade: diário (pouco recomendado), semanal, mensal, quinzenal, etc. Como já dissemos, a 21BRZ trabalha com uma newsletter semanal e outra mensal.

Planeje o layout

Este item depende, na verdade, do primeiro passo: a partir do estilo pretendido, é o momento de planejar e escolher o layout.

Deixe clara a linguagem que será utilizada

Aqui no blog temos um material sobre tom de voz. A newsletter terá, também, uma linguagem a ser observada e, portanto, precisa ser definida. Alguns exemplos de linguagem são:

  • Claro;
  • Conciso;
  • Útil;
  • Humano;
  • Amigável;
  • Espontâneo;
  • Divertido;
  • Jovem;
  • Moderno;
  • Inovador;
  • Acessível.

Dê opções para que sua audiência faça o cadastro na newsletter

Um item importantíssimo é fornecer opções para que a audiência faça o cadastro, por meio de popups e formulários no site. Garanta que os interessados consigam entrar em sua lista.

Defina os KPI’s, colha feedbacks e realize melhorias

Por fim, defina as métricas mais essenciais e tome decisões. Geralmente, as métricas que devem ser observadas são: taxa de abertura, taxa de cliques e descadastro.

Principais ferramentas de e-mail marketing para newsletter

Se você deseja encontrar uma ferramenta para e-mail marketing, existem algumas ferramentas disponíveis no mercado com uma grande variedade de preços e, em alguns casos, gratuitas com certa limitação:

Klicksend

Nesta ferramenta, é possível criar e editar e-mails. Além disso, a utilização das marcações com TAGs, para segmentar o público de maneira mais eficiente, principalmente para campanhas de sequência de e-mails.

Mailchimp

Uma ferramenta com funcionalidades gratuitas, porém com entrega de e-mails pouco eficiente, já que, por conta de seu uso popular, a grande quantidade de e-mails é entendida como SPAM pelos serviços de webmail, como gmail e outlook.

ActiveCampaign

Uma das ferramentas de e-mails mais completa do mercado. O ActiveCampaign conta com funções avançadas de automação, gestão de listas e CRM. Também é possível, se contratado, utilizar serviços de disparo de SMS.

Get Response

Get Response conta com funções semelhantes às ferramentas citadas anteriormente. No entanto, agrega cerca de 50 ferramentas úteis para campanhas úteis, como CRM e webinar. A entrega de e-mails é altíssima, cerca de 99,5%, segundo a própria ferramenta.

RD Station

O RD Station é uma das ferramentas mais completas do mercado. Com ela, é possível desenvolver ações de Inbound marketing passando por cada uma das fases. Além disso, é possível gerenciar anúncios, analisar e planejar o SEO, criar formulários, landing pages, disparar e-mail marketing e criar fluxos de automação.

Hubspot

Essa ferramenta é mundialmente conhecida. No entanto, no Brasil, ela não é popular por conta de sua precificação ser em dólar, além de faltar suporte e material educativo em português.

Atualmente, contam com um CRM gratuito, onde é possível realizar a gestão dos contatos de sua empresa.

LeadLovers

Uma outra ferramenta popular no Brasil, é o LeadLovers. É uma plataforma um pouco mais complexa de usar do que as anteriores e exige, em alguns momentos, certa noção de programação. No entanto, é bem completa e tem soluções parecidas com as anteriores.

GDigital

Apesar de ser uma ferramenta nova no mercado, e precisar de algumas melhorias, a GDigital tem algumas funcionalidades interessantes, como por exemplo a gestão de leads, construção facilitada de páginas, entre outras.

Qual a periodicidade ideal da newsletter?

Uma dúvida frequente para quem está montando uma newsletter diz respeito à periodicidade. Para definir isso, alguns princípios precisam ser observados:

  • Qual o real interesse da sua audiência no seu conteúdo?
  • Qual o volume de conteúdo inédito que você produz semanal ou mensalmente?

Respondendo estas duas perguntas com sinceridade, ficará evidente qual deve ser a periodicidade da sua newsletter.

Chegou a sua hora

Agora que você já compreendeu o básico sobre newsletter, está na hora de partir para a prática. Para aumentar os resultados, estratégias de copywriting, ou seja, escrita persuasiva, são essenciais. Para aprofundar neste tema, confira o conteúdo a seguir:

<<< Copywriting: A Estratégia Por Trás De Vendas Milionárias >>>

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