Fortalecer a cultura das empresas tem sido um desafio para organizações durante e depois da pandemia.
O modelo de trabalho híbrido ou de home office, tem levado as empresas a buscarem formas de estreitar os laços e preservar a cultura, mesmo com a distância físicas.
A boa notícia é que muitas têm conseguido graças a um velho conhecido das organizações que, hoje, é encarado como um salvador, mas até pouco tempo atrás era de certo modo negligenciado.
Estamos falando do endomarketing.
Se você deseja saber mais sobre este assunto ou, então, está buscando soluções para fortalecer a cultura da sua empresa, fique conosco até o final.
Ainda neste artigo vamos compartilhar com você 12 ações que a 21BRZ promoveu junto a empresas em endomarketing.
Boa leitura!
Endomarketing: o que é?
O significado de endomarketing pode ser compreendido a partir da junção de duas palavras. “Endo”, que significa interno, e “marketing”, palavra já conhecida por todos. Endomarketing é, portanto, uma série de ações que buscam estabelecer uma excelente relação entre empresa e colaborador.
As ações de endomarketing estão geralmente voltadas para o aumento da satisfação do funcionário, retenção de talentos, fortalecimento da cultura organizacional e promoção de benefícios para colaboradores.
A importância do endomarketing
O endomarketing não existe só para cumprir tabela. Negligenciá-lo é desperdiçar um grande potencial para a empresa.
Quando falamos da importância do endomarketing, nos referimos diretamente à produtividade.
Um endomarketing bem feito consegue aumentar a felicidade e o engajamento dos funcionários. O resultado positivo e o impacto na produtividade são gritantes.
Além da produtividade, podemos destacar:
- qualificação do pessoal;
- envolvimento pessoal e emocional com a empresa;
- entendimento da cultura organizacional;
- proatividade dos funcionários;
- inovação;
- relacionamentos mais fraternos;
- respeito às diferenças;
- foco em resultados;
- engajamento social.
Endomarketing e comunicação interna: qual a diferença?
Muitas pessoas acreditam que comunicação e endomarketing são a mesma coisa.
Embora as duas coisas foquem no público interno, os conceitos são bem distintos.
Enquanto endomarketing significa as ações que buscam estabelecer uma excelente relação entre empresa e colaborador.
Comunicação interna diz respeito a processos de informação, ou seja, de envio de mensagens, comunicados e informativos.
Endomarketing como estratégia de gestão
O endomarketing deve ser encarado como uma estratégia de gestão, já que os frutos colhidos beneficiam diretamente a mesma.
É por isso que gestores de empresas precisam perseguir a implementação de um endomarketing efetivo.
Naturalmente, a execução do endomarketing será feita pelo setor de Recursos Humanos, no entanto, toda a empresa, sobretudo a liderança, precisa entender e abraçar o projeto.
Exemplos e cases de endomarketing
Confira, a seguir, alguns cases de endomarketing promovidos pela 21BRZ para nossos clientes:
1- Comunicação para influenciar na cultura organizacional
Um dos pontos centrais do endomarketing consiste em buscar influenciar a cultura organizacional. Em uma ação promovida para toda a América Latina da Metso Outotec, auxiliamos na adaptação do conteúdo e identidade visual para uma campanha de diversidade e inclusão:
2- Semana da diversidade e inclusão
A comunicação interna também atua através da promoção de eventos para os funcionários. Neste caso, a Metso Outotec promoveu a “Semana da diversidade e inclusão”.
A 21BRZ auxiliou com ideias e ações práticas do evento, bem como a comunicação para três países:
3- Dia das mães
As datas comemorativas também fazem parte do fluxo de comunicação interna, sobretudo para promover a valorização das pessoas.
A 21BRZ auxiliou a Metso Outotec na campanha de dias das mães através do desenvolvimento do mote, identidade visual e interatividade:
Leia mais: 13 ideias de endomarketing criativas e fáceis de aplicar
4- Programa de reconhecimento
A 21BRZ apoia diretamente o programa de reconhecimento da Metso Outotec através das comunicações realizadas durante todo o ano.
Além disso, também produzimos toda a identidade visual em seu relançamento após fusão das empresas Metso e Outotec:
5- Revista e informativo internos
As revistas e informativos internos, embora sejam parte integrante da comunicação interna, também podem tornar-se veículos de endomarketing, sobretudo porque conseguem transmitir mensagens e ideias que fortalecem a identidade corporativa.
Na 21BRZ produzimos duas publicações para a Metso Outotec:
Revista Somos — duas edições digitais com 53 páginas de conteúdo dividido em duas edições e dois idiomas. Impactando colaboradores dos três países da América do Sul que, somados, são mais de 4500.
Informativo Quality News — duas edições impressas realizadas com 16 páginas de conteúdo em cinco idiomas e distribuição global.
6- Implementação de WhatsApp como canal interno de comunicação
Adicionar um novo canal de comunicação também representa influenciar na cultura da empresa.
Neste caso, os funcionários participavam de grupos. No entanto, como forma de adequar-se à LGPD, os grupos foram desfeitos e a comunicação passou a ser realizada a partir de listas de transmissão.
Ficamos responsáveis pela implementação desse novo canal e também sua gestão:
Confira também: 10 softwares de marketing que todo profissional deve conhecer.
7- Newsletter
Um outro cliente da 21BRZ, a Terex, precisava trazer para o Brasil uma ação já desenvolvida nos Estados Unidos, cujo objetivo era identificar as qualidades dos colaboradores, permitindo a retenção de talentos:
8- Dia das mães 2.0
O cliente solicitou uma forma de adicionar um brinde e imagens das mães dentro da newsletter. Criamos um texto baseado nos valores da empresa.
Sugerimos a premiação de um voucher com um valor simbólico para presentear as colaboradoras:
9- Engajamento social de funcionários
O engajamento dos funcionários nas redes sociais também é um dos indicativos da comunicação interna, isso porque esse número revela o nível de envolvimento dos mesmos com a empresa.
Apoiamos um de nossos clientes em uma ação que pretendeu melhorar o engajamento social dos funcionários. O resultado é que, hoje, a empresa percebe os colaboradores muito mais envolvidos nas ações online:
10- Selo de reconhecimento
Auxiliamos um de nossos clientes na criação da identidade visual de um programa de treinamento cujo foco está no fortalecimento da liderança.
O “Programa de Mentoring” tem sido um sucesso, e a identidade visual é uma verdadeira marca do programa:
11- Selo “Pipoca com RH”
Como forma de trazer leveza a alguns processos internos, um de nossos clientes criou o “Pipoca com RH”. Nós ajudamos no desenvolvimento da identidade visual do programa, cuja finalidade é proporcionar momentos de interação entre recursos humanos e funcionários:
12- Selo “Giro GPTW”
Por fim, vale destacarmos o “Giro GPTW”. O programa consiste em um encontro cujo objetivo é separar um momento onde os colaboradores poderiam esclarecer dúvidas sobre os pilares e boas práticas do GPTW.
Ajudamos a empresa na criação da identidade visual:
Onde encontrar uma agência de endomarketing?
Quer uma ajuda com o endomarketing da sua empresa? Acesse agora o site especial da 21BRZ e conheça uma agência especializada em endomarketing capacitada para atender suas principais necessidades.