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21BRZ - Comunicação e Marketing

Livros de Marketing: 13 Títulos OBRIGATÓRIOS Para Gestores

13 Livros de Marketing OBRIGATÓRIOS Para Gestores

Literatura é essencial para a formação intelectual e profissional de qualquer pessoa. Para um gestor de marketing, então, alguns livros de marketing devem ser colocados como de cabeceira, por serem verdadeiros manuais de atuação no cenário de comunicação , especialmente no digital.

A literatura com foco em marketing e comunicação é extensa: somente na Amazon, 2.000 livros de marketing estão disponíveis para compra. Dentre estes vários, listamos alguns que são essenciais para qualquer gestor, confira:

Isso é Marketing, de Seth Godin

O primeiro livro da nossa lista de livros de marketing é do autor Seth Godin, reconhecido autor do mundo de negócios. Ele tem se destacado desde 1990, especialmente por ser fundador e CEO da  Yoyodyne, uma das primeiras companhias de marketing do mundo.

A partir de 1998, tornou-se Vice-Presidente de Marketing de Permissão do Yahoo!.

Em seu título This is Marketing, Godin aposta no conceito de generosidade, ou seja, utilizar o marketing para resolver o problemas das pessoas, e não as pessoas para resolver problemas da empresa.

Na sinopse oficial do livro:

É hora de parar de mentir, de enviar spam e se sentir culpado pelo seu trabalho.

Está na hora de parar de confundir números em rede sociais com conexões verdadeiras.

Agora é a hora de parar de desperdiçar dinheiro com atenção roubada que não valerá a pena em longo prazo.

Agora é o momento de começar a aprender a enxergar para você ser visto.

A Vaca Roxa, de Seth Godin

Ainda do mesmo autor, o livro A Vaca Roxa foca em gerar promotores dos produtos ou serviços da empresa. Para isso, o caminho é diferenciar-se dos concorrentes, falando ao coração dos consumidores.

Godin explora, também, a possibilidade de apostar em nichos de mercado, já que não é racional competir com grandes marcas do mercado, mas isso não impede que você seja notável no seu segmento, para um nicho específico de pessoas, atraindo-as no momento e do jeito certo.

Confissões de Um Publicitário, de David Ogilvy

Um dos maiores nomes da história da publicidade, David Ogilvy, precisava estar presente nesta lista. Em seu livro Confissões de um publicitário, Ogilvy mostra o caminho que trilhou até chegar do topo, bem como funciona a mente do consumidor.

Um livro extremamente valioso para compreender a psicologia do consumo. Para gestores, é útil para alinhar as estratégias entre empresa e agências.

Marketing de Permissão, de Seth Godin

Este título deveria ser tido como um verdadeiro manual nas graduações de publicidade e marketing. Para gestores, então, os princípios expostos pelo autor são obrigatórios para qualquer empresa.

No livro Permission Marketing, Seth Godin explora e aprofunda o conceito de relacionamento, já comumente estudado e encarado no marketing. No entanto, como diferencial, o autor defende a ideia que somente comunicações autorizadas devem ser feitas para o cliente.

O foco dessa estratégia, obviamente, está em mídias e canais pessoais, como SMS, e-mail, chats inbox nas redes sociais, aplicativos de mensagens e ligações telefônicas. Em outras mídias, como a televisão ou rádio, não é possível conseguir o consentimento antes de comunicar.

As vantagens são diversas, sendo a principal aproximar-se do cliente de maneira amigável, respeitando seu espaço.

Contágio – Por Que As Coisas Pegam, de Jonah Berger

No livro Contágio, o autor se dedica a estudar conteúdos virais e suas principais características. O material, portanto, é capaz de trazer ótimos insights para potencializar a produção de conteúdo das empresas. A visão proposta pela obra é útil para que gestores elevem o nível daquilo que as organizações produzem.

A Bíblia do Marketing Digital, de Cláudio Torres

Como foco na internet, o livro aborda os principais conceitos e princípios para que o leitor consiga implantar ações de marketing, comunicação e publicidade on-line. Ele dá um overview das principais estratégias, ações, ferramentas e mídias disponíveis no ambiente digital. 

A linguagem e os conceitos contemplam todos os níveis de compreensão: desde o estudante de comunicação até o gestor de grandes setores de marketing. Se você precisa de um livro para te ajudar na descoberta do mundo digital, este livro é para você.

Marketing 4.0, de Philip Kotler

O papa do marketing não poderia ficar de fora. Em seu livro, Philip Kotler aborda especialmente as transformações dos hábitos de consumo, principalmente com a ascensão do mundo digital.

Além disso, aborda tópicos como conectividade, gamificação, jornada do cliente entre outros. O livro é uma sequência natural de outros livros de sua autoria, que abordam a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos

As 22 Leis Imutáveis do Marketing, de Al Ries e Jack Trout

Viole estes princípios, e você estará fora!”. Essa é uma das frases que costumam utilizar ao referir-se a este livro, que tem a proposta de compartilhar a experiência de Al Ries e Jack Trout, dois dos maiores estrategistas de marketing do mundo. Eles identificaram 22 regras essenciais para o sucesso do marketing, independentemente do seu ramo de atuação.

Uma proposta ousada, mas que demonstra a profundidade do conteúdo compartilhado nas páginas da obra literária.

Transformando Palavras em Dinheiro, de Ícaro de Carvalho

Desta lista, este é o livro mais recente. Fruto direto da experiência do Ícaro de Carvalho, um dos maiores marketeiros do Brasil, cujo foco são os produtos digitais (ou infoprodutos). Apesar disso, as 42 lições que estão presentes no livro são facilmente aplicadas a outros segmentos.

O foco está menos na propaganda, e mais na geração de interesse, por meio de copywriting e conteúdo. Aliás, uma frase forte do livro é “Conteúdo é o único tipo de propaganda que você produz o tempo todo e o cliente ainda pede mais”. A proposta (corajosa) do livro é tornar sua comunicação mais sedutora, inteligente e eficiente.

Armas da Persuasão, de Robert Cialdini

É muito provável que você já tenha ouvido falar deste livro. Nele, o autor Robert Cialdini explora recursos de persuasão muito comuns ao nosso dia e que, se forem otimizados e aplicados, podem tornar qualquer comunicação ainda mais persuasivas.

Alguns princípios utilizados são: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. Apesar do autor não utilizar este termo, o mercado geralmente refere-se ao princípios abordados como gatilhos mentais.

Detonando!, de Gary Vee

Internacionalmente reconhecido, Gary Vee tem dado contribuições profundas para a produção intelectual e literária para o marketing. Autor de, pelo menos, 5 livros, foi destaque no The New York Times, The Wall Street Journal, GQ, e Time, e participou do programa Late Night with Conan O’Brien e Ellen.

No livro Detonando!, Vee traz lições baseadas na experiência de influenciadores e empreendedores que optaram por um caminho desafiador de construção de uma forte marca pessoal.

Além disso, detalha cada plataforma de mídia social, mostrando como ampliar a influência em cada uma delas.

Nocaute, de Gary Vee

Ainda de Gary Vee, o livro Nocaute foca na maior ferramenta de marketing: as histórias. O autor mostra como, de maneira coesa, contar histórias e destacar-se entre os milhares conteúdos que os clientes são expostos todos os dias.

Mais do que isso, Vee mostra que, agora, a comunicação precisa considerar com QUEM a empresa comunica, já que as organizações estão expostas ao diálogo com os clientes.

A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Por fim, nossa última recomendação está num livro que é um verdadeiro marco para a era digital. Segundo a Amazon:

O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho).  Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia. 

Estes foram os 13 mais essenciais livros de marketing que a 21BRZ indica. Se você, que é gestor de marketing, precisa de estratégias mais avançadas de marketing e marketing digital, preparamos um ebook gratuito sobre o assunto. Clique no botão abaixo e acesse:

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