Scroll to top
21BRZ - Comunicação e Marketing

Ebook: Como Criar Um Mesmo Sem Um Profissional de Design

Como Criar Um Ebook Mesmo Sem Um Profissional de Design 

Ebooks são frequentemente utilizados em estratégias de marketing. Geralmente, eles são úteis para transformar visitantes em leads, dentro da metodologia Inbound. Mas, apesar disso, muita gente sente dificuldade na hora de criar um, exatamente por não contar com um profissional de design disponível para desenvolver o layout do ebook.

Se você está com este problema, este post trará, dentre outras coisas, algumas dicas para você criar um ebook, mesmo sem ter um profissional de design. É importante lembrar, no entanto, que o recomendável é que um profissional faça a diagramação do seu ebook. No entanto, em caso de impossibilidade, consulte este post.

O que são ebooks?

Ebook é um livro digital, ou seja, um material de informação semelhante a um livro, que pode ser lido em multiplataformas, como computadores, celulares, tablets e leitores de livros digitais. Além disso, costumam ser disponibilizados em diversos formatos, sendo mais comum o PDF, mas também se apresentando como PPT, HTML e ePUB.

Como utilizar o ebook em sua estratégia de Marketing

Como já dissemos, o ebook é utilizado, principalmente, para a geração de leads dentro do processo de Inbound marketing. No entanto, ele também é utilizável em outros contextos, que iremos detalhar a seguir.

Aquecimento dos leads

O ebook, como uma peça de conteúdo, pode ser utilizado no aquecimento dos leads, ou seja, no processo de preparação do contato para a compra. Um ebook planejado para este fim deve ter informações mais aprofundadas e com a finalidade de aumentar o nível de consciência do cliente.

Encantamento de clientes

Os livros digitais são úteis, também, para impactar clientes que já compraram da organização e que podem ou não voltar a comprar. Nestes casos, devem conter um conteúdo adicional ao produto comprado/contratado, de modo a aumentar a experiência e o valor gerado pela empresa ao cliente.

Comunicação interna

Além disso, ebooks podem ser utilizados para a comunicação interna, ou seja, para entregar conteúdo para funcionários, a fim de conscientizar ou comunicar a respeito de coisas específicas do dia-a-dia da empresa.

Divulgação de produtos

Uma outra possibilidade de exploração do ebook, está na divulgação de produtos no formato de catálogo digital. Uma empresa que faz isso é a AVON, que permite às consultoras enviarem PDF’s com o catálogo mensal no whatsapp das clientes.

Vantagens de ter um ebook em sua estratégia 

Só de observar as possibilidades de uso do ebook, já deve ter vislumbrado as vantagens de uso do ebook na estratégia digital de uma empresa. No entanto, comentaremos algumas outras que saltam aos olhos quando vemos:

Ebooks geram 7x mais leads

Segundo uma pesquisa do blog de inteligência corporativa da Rock Content, ebooks têm a potencialidade de gerar 7x mais leads. Portanto, se dentro da sua estratégia a geração de leads é uma dos pontos principais, a utilização do ebook é quase uma obrigatoriedade.

Evitam clientes “não-educados”

Se você gera leads, é muito provável que sofra com leads pouco qualificados, ou seja, não preparados para a compra. O maior problema, no entanto, é quando um lead não preparado acaba comprando, gerando problemas por falta de educação (não no sentido de rispidez, mas de ausência de conhecimento).

Fortalecem autoridade

Um livro digital produzido por sua empresa gera, também, autoridade. Autoridade é ser autor da mensagem: quando seu cliente perceber que sua marca fala com propriedade sobre o seu mercado e o seu universo, ele conseguirá confiar muito mais nela. Dessa maneira, o público pode ver a marca na autoria da mensagem e, portanto, com expertise naquilo que se fala.

São reaproveitáveis

Além disso, dentro da produção de conteúdo, um dos grandes focos está no reaproveitamento de conteúdo, ou seja, na possibilidade de usar o material em outros formatos. Por exemplo:

  • Utilizar vários posts de blog para criar um novo ebook;
  • Utilizar um ebook e dividi-lo em vários posts de blog.

São fáceis de produzir

Além disso, o ebook é muito fácil de produzir, principalmente quando comparamos aos resultados que, potencialmente, ele traz para a comunicação da empresa. Ainda que você não tenha um designer à sua disposição, ele pode ser desenvolvido em outras plataformas, como falaremos neste post.

Como criar uma pauta para seu ebook 

O primeiro passo para criar um ebook, mesmo sem designer, é criar uma pauta do conteúdo que será abordado e que orientará a redação do material. A redação deve ser feita por alguém que tenha um conhecimento aprofundado no assunto e, se necessário, as questões gramaticais serão revisadas depois.

Alguns pontos importantes que devem estar presentes na pauta são:

  • Para quem o ebook é destinado (persona);
  • Qual o tamanho aproximado do ebook, em páginas;
  • Tema abordado;
  • Fase do funil.

Softwares e programas para fazer ebooks

Se você não é um profissional de designer ou, então, não tem um à sua disposição, algumas ferramentas online podem vir a ser úteis para te ajudar. A maioria delas são gratuitas, e contam com um uso bem intuitivo, confira:

Canva

A primeira ferramenta é o Canva. Esta ferramenta está cada vez mais difundida por sua crescente qualidade. Com ela, é possível criar diversas peças em diversos formatos e utilizá-los no formato que desejar: PNG, JPEG, vídeos, apresentações em powerpoint, PDF e etc.

PowerPoint

Uma ferramenta ainda mais acessível é o PowerPoint. Se você souber utilizar, é possível criar materiais agradáveis e visualmente atrativos. Para utilizar o material como ebook, você pode salvar no formato PDF.

Livros Digitais

A plataforma Livros Digitais é gratuita, e permite criar, publicar, compartilhar e, se quiser, imprimir seu conteúdo. Claro, no caso do ebook você não precisa imprimir, mas pode utilizar a ferramenta para montar o seu ebook estratégico.

MyeBookMaker

Por fim, falaremos do site MyeBookMaker, que se define, oficialmente, como um recurso online para escritores e contadores de histórias, autores e criadores, permitindo aos usuários escrever, criar, editar e armazenar um número ilimitado de e-books na nuvem. 

Noções básicas de design

Um livro bastante popular no mundo acadêmico é o “Design para quem não é designer: Noções básicas de planejamento visual”. O livro percorre os quatro princípios básicos de design: 

  1. Proximidade;
  2. Alinhamento;
  3. Repetição;
  4. Contraste.

Não temos espaço para abordar cada um dos tópicos, no entanto, deixamos a sugestão de literatura que facilitará ainda mais a produção do seu ebook.

Distribuir é tão importante quanto produzir

Por fim, queremos deixar a dica de ouro para você que deseja produzir seu ebook: distribuir é tão importante quanto produzir, ou seja, você precisa dedicar-se à distribuição do seu material, para que alcance os leads e pessoas certas.

No caso de um material interno, portanto, com foco nos colaboradores e comunicação interna, é essencial um brandcenter ou espaço para gestão de marketing. E é exatamente esta função que o 21LIVE desempenha, se você deseja fazer um teste gratuito de 30 dias, clique aqui.

Agora, se o seu foco é o público final, é importante dedicar-se ao Tráfego Pago. Temos um material completo sobre o assunto, para lê-lo, clique aqui.

Posts relacionados