Alcançar resultados com o marketing para indústrias é um desafio e tanto, afinal, esse contexto de mercado conta com tantas particularidades que, sem as estratégias certas, as ações podem não dar em nada. Por isso é importante investir em tráfego pago para indústrias.
Através dessa estratégia, grandes indústrias podem alcançar clientes em potencial nas mais diversas redes, conseguindo iniciar processos comerciais que seriam mais difíceis de serem encontrados através de outros meios.
Os recursos e vantagens do tráfego pago fazem dele um caminho seguro para começar a colher retorno em pouco tempo de investimento. Neste artigo, aprofundaremos no assunto, apresentando as vantagens e principais plataformas utilizadas.
Boa leitura!
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é um modo de atrair pessoas para sites e landing pages através de patrocínios e investimentos. Esses investimentos tornam possível a veiculação de anúncios, que são a mídia fundamental do tráfego pago.
Tráfego, essencialmente falando, é o ato de haver a movimentação de pessoas em determinado lugar. O tráfego de trânsito, por exemplo, diz respeito ao movimento dos carros nas cidades.
No marketing digital, existem diversos tipos de tráfego, mas dois são os principais: o tráfego pago, que já explicamos anteriormente, e o tráfego orgânico, que diz respeito justamente a estratégias de atração de pessoas para sites através de conteúdos não-patrocinados.
Vantagens do tráfego pago para indústrias
O tráfego pago para indústrias, portanto, consiste em aplicar todas as conhecidas estratégias de tráfego na realidade e no contexto das grandes indústrias, que contam, em sua maioria, com modelos de negócio B2B.
Por que falar de tráfego para indústrias e não somente em tráfego pago? Ora, porque a organização dessas empresas diverge e muito de outras. Só para citar um exemplo, a aprovação de um mote para campanha, ou da verba a ser utilizada no tráfego, tem um itinerário todo diferente em indústrias.
Confira, a seguir, algumas das vantagens do tráfego pago para indústrias:
Maior visibilidade
A primeira grande vantagem diz respeito ao aumento da visibilidade que a empresa pode experimentar. O tráfego pago para indústrias garante que esta última consiga se projetar com maior força para potenciais clientes.
Geralmente, os produtos comercializados pelas indústrias são de ticket altíssimos, exigindo um tempo de decisão maior. Por isso, ampliar a visibilidade é um modo de garantir uma exposição também maior, atraindo mais atenção de um público aquecido.
Há, ainda, outro elemento, que consiste justamente no brand awareness, ou reconhecimento de marca. Ao anunciar online, a indústria está aumentando a lembrança da marca frente ao público.
Geração de leads
Tráfego pago para indústrias também é um poderoso aliado na geração de leads, pois favorece a exposição frente a um público potencial. Essa exposição garante, de uma forma geral, a atração de pessoas interessadas no produto ofertado pela empresa.
Em estratégias mais avançadas de marketing de conteúdo, os anúncios podem ser utilizados para ofertar um material rico, o que aumenta ainda mais o número de leads convertidos.
Se houver um CRM bem implantado na empresa, esses leads se tornarão oportunidades comerciais de grande relevância que, no futuro, se tornarão também vendas.
Segmentação eficiente
Outro grande destaque fica por conta da capacidade de segmentação das plataformas de tráfego pago para indústrias.
Ao contrário de posts orgânicos nas redes sociais, por exemplo, que podem alcançar qualquer tipo de pessoa, o que nem sempre significa um público qualificado, os anúncios online conseguem ser assertivos no alcance de determinados segmentos.
Basta selecionar os parâmetros corretos no que diz respeito a informações demográficas e de comportamento, que os anúncios serão mais eficazmente exibidos. No LinkedIn, por exemplo, é possível escolher anunciar para pessoas de determinados cargos e até determinadas empresas.
Plataformas de tráfego pago para indústrias
Existem diversas plataformas de tráfego pago para indústrias. De forma geral, essas plataformas são as mesmas que empresas de outros setores também utilizam. Mas, como escolher a melhor plataforma? Objetivamente, pelo estudo aprofundado do público-alvo.
Ao conhecer o comportamento do público, ficará fácil definir as plataformas que devem ser eleitas. A prática aponta que as indústrias utilizam com maior frequência três dessas plataformas: o Facebook Ads, o Google Ads e o LinkedIn Ads.
Conheceremos cada uma delas em detalhes, a seguir:
Facebook Ads
O Facebook Ads é uma plataforma que permite a veiculação de anúncios no Facebook, Instagram e em sites parceiros da internet. No momento das configurações dos anúncios, é possível escolher onde as campanhas serão exibidas. As opções são:
- facebook story;
- facebook feed;
- instagram story;
- instagram feed;
- audience network;
- messenger;
- entre outros.
Há, ainda, configurações relacionadas ao criativo dos anúncios, ou seja, o conteúdo em si das campanhas. Os formatos disponíveis são:
- imagem;
- vídeo;
- carrossel;
- coleção;
- story;
- entre outros.
Google Ads
O Google Ads é a ferramenta oficial de anúncios do Google. Através dessa ferramenta é possível veicular anúncios no Google, no YouTube e em sites parceiros. As principais formas de anunciar no Google são:
- rede de display: com banners em sites parceiros;
- rede de pesquisa: no topo e na parte de baixo dos resultados de pesquisa;
- vídeo: no YouTube.
LinkedIn Ads
Por fim, destacamos aquela plataforma que é menos utilizada pelas empresas em geral, mas faz total sentido para tráfego pago para indústrias. Trata-se do LinkedIn Ads, que é a ferramenta de anúncios da maior rede corporativa do mundo.
Com configurações semelhantes às do Facebook Ads, o LinkedIn Ads é mais caro, mas apresenta um nível de segmentação maior, o que possibilita colher melhores resultados. Os formatos de anúncio disponíveis são os seguintes:
- Text Ads;
- Sponsored Content;
- Sponsored InMail.
Conclusão
Neste artigo, entendemos o que é tráfego pago, definindo esse processo como um modo de atrair pessoas para sites e landing pages através de patrocínios e investimentos. Compreendemos, ainda, quais são as vantagens do tráfego para indústrias. Destacamos três:
- maior visibilidade;
- geração de leads;
- segmentação eficiente.
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