Apesar de todos reconhecerem a importância das mídias sociais dentro do marketing, nem todo setor de marketing consegue dedicar tempo suficiente para gerenciar, monitorar e otimizar cada uma das redes sociais de uma empresa.
É por isso que, para o dia-a-dia, algumas ferramentas são extremamente úteis para automatizar algumas ações e diminuir o tempo necessário empregado nas redes sociais.
A seguir, compartilharemos algumas das principais ferramentas do mercado e, quando for oportuno, também faremos algumas observações a partir de nossa experiência. Confira:
Planejamento e Organização
Em primeiro lugar, existem ferramentas que facilitam a organização e o planejamento das ações nas redes sociais. A primeira dica, por exemplo, diz respeito a um site que possibilita a realização de pesquisas de temas e pautas interessantes:
Ubersuggest
Ubersuggest é uma ferramenta que já citamos por diversas vezes aqui no blog, pois conta com recursos realmente interessantes. Por exemplo: se você tem um concorrente que já atua há bastante tempo na internet, você pode pesquisar pelo nome dele e entender quais são as pesquisas que mais atraem tráfego para o site dele e, por consequência, que mais estão alinhadas aos interesses do seu público.
O uso gratuito é limitado, e a versão premium conta com recursos ainda mais avançados, assim como pesquisas ilimitadas.
Answer The Public
Este site permite realizar buscas de assuntos relacionados ao seu mercado, e entender quais pesquisas estão relacionadas ao universo da sua marca, gerando oportunidades de conteúdo.
Por exemplo, ao pesquisar por “Peças de Reposição”, aparecem as seguintes possibilidades:
Algumas dessas frases podem, com certeza, serem utilizadas para conteúdos. O uso gratuito é limitado, mas é possível realizar uma assinatura para ter acesso a todos os recursos.
Google Sheets
O Google Sheets é uma versão online do velho conhecido de todos nós, o Excel. Nele, é possível organizar planilhas com suas ideias de conteúdo, bem como controlar as datas e frequência das publicações.
Trello
O Trello também é uma opção para aqueles que precisam organizar ideias de conteúdo. Uma sugestão prática, é organizar o quadro em Ideias, Criação, Para Publicar e Publicados, deste modo, todo o seu conteúdo estará visivelmente acessível e ordenado.
Criação e Edição
Algumas ferramentas também são úteis para criar e editar peças para as mídias sociais. Além dos softwares de design profissionais, algumas outras soluções mais rápidas facilitam o processo:
Canva
O Canva é uma ferramenta gratuita (que também conta com recursos pagos) que possibilita a criação e edição de layout para diversas finalidades, inclusive para as mídias sociais, com centenas de Templates editáveis.
O problema do Canva é que, por ser um produto para a massa, os Templates não contam com padronização da identidade visual a partir das cores da sua marca. Por isso, o risco de produzir peças que fogem do conceito da marca e, por consequência, gerar uma comunicação confusa para o cliente, é muito grande.
Adobe Photoshop Express
O Adobe Photoshop Express é a versão oficial e online do maior editor de fotos e imagens do mundo. Ele conta com recursos básicos (nada como o software original, não é?) mas que podem, com certeza, ajudar muito no cotidiano.
21LIVE
O 21LIVE é um software de gestão de ativos de marketing. Com ele, é possível organizar peças e criativos, também das redes sociais. Além da publicação, ele permite a edição de templates e peças produzidas pela empresa e que obedecem à identidade visual da mesma.
Confira um pouco mais da ferramenta:
Publicação
Existem aplicações que permitem, também, a publicação de posts nas mais diversas redes sociais. Esse recurso é interessante para quem não tem tempo de postar post por post, mas prefere agendá-los previamente.
Alguns dos principais aplicativos que permitem a publicação de posts são:
Estúdio de Criação
O estúdio de criação é uma ferramenta nativa do facebook, que possibilita a publicação tanto no próprio facebook como no Instagram, inclusive vídeos do IGTV. Além disso, o Creator Studio permite monitorar os dados e informações das páginas e perfis da marca.
O uso é totalmente gratuito, ou seja, todas as funcionalidades estão acessíveis para qualquer pessoa ou empresa utilizar.
Mlabs
O Mlabs é a mais conhecida ferramenta de gestão de mídias sociais no Brasil. O diferencial com relação ao estúdio de criação, está em suportar outras redes, como LinkedIn, WhatsApp, Pinterest, YouTube, Twitter e Google meu negócio.
Além do agendamento, também é permitido realizar o SAC, ou seja, o atendimento aos clientes. O calendário de publicações permite ter uma ideia macro dos posts e ações desenvolvidas.
Buffer
O Buffer é semelhante ao Mlabs, sendo utilizado por grandes empresas em todo o mundo. O diferencial está no monitoramento das ações nas mídias sociais e campanhas de anúncios.
É pago, contando com um teste gratuito de 14 dias.
Etus
Por fim, o Etus é uma ferramenta cujo foco também está nas redes sociais. Nele, é possível publicar Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, Twitter, Tumblr, Pinterest e Google My Business.
A ferramenta permite, também, realizar campanhas pagas e gerar e gerenciar relatórios avançados. Também é possível gerenciar equipes de marketing, criando demandas para cada membro e submetendo as peças para aprovação.
Monitoramento e Relatórios
Por fim, focaremos nas ferramentas que possibilitam monitorar e gerar relatórios das ações nas mídias sociais. Algumas das citadas anteriormente já realizam isso, como Etus, Buffer e Mlabs. A seguir, falaremos de algumas outras:
DashGoo
DashGoo permite gerar relatórios avançados de diversas redes sociais. Conta com templates que reúne as principais e mais relevantes informações, possibilitando, inclusive, a criação de dashboards exclusivos para apresentações.
Sprout Social
A proposta da ferramenta é reunir, em um único painel, as mais relevantes informações sobre mensagens (podem ser filtradas por rede social), tarefas, feed de notícias, publicações agendadas e, por fim, os relatórios.
Buffer Reply
Focada no Instagram, Facebook e Twitter, a ferramenta organiza os dados, separando-os por mídia, além de possibilitar o acesso às mensagens e interações dos usuários. A ferramenta é paga em dólar, mas conta com um período de teste gratuito por 14 dias.
Iconosquare
A última ferramenta que abordaremos neste post é Iconosquare, cujo foco é o instagram. Com ela, é possível monitorar comentários, marcações, mensagens diretas, hashtags, estatísticas de engajamento e alcance das publicações.
Antes Das Ferramentas, Vem A Estratégia
Mais importante do que conhecer as mais avançadas ferramentas, é focar na estratégia. Uma boa estratégia de mídias sociais pode ser o diferencial de uma empresa com relação à concorrência.
E é exatamente isso que a 21BRZ tem feito por aqui: ensinado você a colocar a pensar na melhor e mais eficiente estratégia para sua empresa. Preparamos, inclusive, um e-book completo sobre o assunto, confira: