Conteúdo Evergreen: Como Produzir Conteúdo Que Serão Consumidos Para Sempre
Conteúdo Evergreen é um conteúdo que independe de quando é lido, mas sempre é atual.
O marketing de conteúdo se revela – ainda que somado a outras estratégias – como o mais atual e eficaz estratégia de geração de valor e marketing de atração de clientes, relacionamento e venda.
Em resumo, o marketing de conteúdo, como já definido em outros posts no blog, pode ser compreendido como estratégia que foca na geração de valor através da entrega de conteúdo relevante para clientes e potenciais clientes. Conteúdo é entendido como tudo aquilo que, de alguma forma, é útil e relevante para o público que a empresa deseja alcançar.
As maneiras de produzir conteúdo são as mais diversas, como por exemplo: vídeos, podcasts, posts em blog, mídias sociais, lives etc. Mas, antes de produzir o conteúdo, é importante entender qual o tipo de conteúdo é mais interessante de ser produzido.
Claro, existe espaço para diversos tipos e formatos, como tendências e novidades do mercado. No LinkedIn da 21BRZ apostamos principalmente nessa editoria:
Mas existe um problema ao produzir conteúdos de novidades, notícias e tendências do mercado: eles têm data de validade. A vida útil de publicações desse gênero varia de 3 a 7 dias.
No entanto, existe um tipo de conteúdo que nunca se esgota e gera um valor absurdo: o conteúdo evergreen. É sobre isso que falaremos no post de hoje.
O Que É Conteúdo Evergreen?
Evergreen faz referência aos pinheiros, que mantém suas folhas sempre verdes em toda a duração do ano. Um conteúdo evergreen é aquele que está sempre verde, ou seja, é atraente em todo o tempo.
O objetivo desse tipo de conteúdo é produzir um material que não se tornará obsoleto facilmente e, em paralelo, manterá a tração de interesse por parte dos clientes. De modo especial, os conteúdos evergreen são ideais para mídias buscáveis, como posts de blog otimizadas para SEO ou vídeos para Youtube.
Para você entender na prática: imagine que você precise desentupir o ralo da pia da cozinha e, para isso, realizar a seguinte busca no Google: como desentupir o ralo da pia:
O artigo que aparece no snippet em destaque é de 2016 mas, ainda assim, é extremamente atual, já que as soluções para trocar o ralo são e serão as mesmas por um bom tempo.
Diferente do que acontece, por exemplo, ao pesquisar sobre o governo que, de imediato, aparecem notícias das últimas horas:
Elas têm o seu valor e receberão grande número de acessos nas primeiras horas, no entanto, dentro de 1 semana, já sumirão do Google e cairão no esquecimento. O mesmo se aplica para artigos de eventos e opiniões.
Motivos Para Utilizar Conteúdo Evergreen
Apostar em conteúdos noticiosos e opinativos têm alguns benefícios, porém, como já dito acima, sempre terão uma data de validade. O conteúdo evergreen será útil a todo tempo. Além disso, você deve considerar apostar nesse tipo de conteúdo pelas seguintes razões:
Você Poderá Ganhar Vários Links
Conteúdos Evergreen, por abordarem temas específicos, tendem a ser utilizados como referência em outras produções e, até mesmo, trabalhos e artigos acadêmicos. Por isso, um conteúdo produzido pela sua marca ou empresa poderá ser referenciado por meio de links em sites de terceiros, e isso é ótimo para SEO.
Ranqueará Mais Fácil No Google
Quanto mais antiga uma URL, mais força ela ganha para galgar as mais altas posições do Google. Com conteúdos evergreen, você terá URLs antigas com conteúdo o que atrairá um certo olhar especial dos buscadores.
Você Será Visto Como Autoridade
Um conteúdo antigo, porém pertinente, também fará com que você seja visto como autoridade no assunto. Uma empresa ou marca que se dedica a criação de materiais ricos a longo prazo, com certeza verá um crescimento na lembrança de marca.
Qualificará A Audiência
Um conteúdo evergreen também é capaz de qualificar a audiência do seu site, blog ou canal. Isso acontece por conta de que o evergreen geralmente é focado em temas bem específicos que nascem, em maioria, de dúvidas e problemas de determinado nicho.
Como Criar Um Conteúdo Evergreen
O primeiro passo para criar conteúdos evergreen é a pesquisa do público e das buscas mais frequentes nos mecanismos de busca. Para definir as pautas de conteúdos é importante realizar uma pesquisa de palavra-chave, como no vídeo a seguir:
Além disso, também é necessário definir o conteúdo de modo adequado à fase do funil, ou seja, identificar para qual fase comercial o conteúdo deve ser produzido. Com os dados levantados até aqui, já é possível definir a linguagem e o tom de voz do material.
Na prática, você deverá:
- Montar um funil estratégico de comunicação;
- Definir temas para o topo de funil a partir de palavras-chave (use o Google Trends);
- Criar uma pauta com o desenho da sua persona;
- Definir a linguagem;
- Escrever ou gravar o conteúdo;
- Revisar;
- Otimizar para SEO;
- Definir uma estratégia de propagação do conteúdo;
- Realizar constantes melhorias.
Tipos De Conteúdos Evergreen
Você pode explorar diversos formatos para comunicar o conteúdo evergreen, listaremos algumas a seguir:
- Posts de blog;
- E-books;
- Vídeos.
- Webinars;
- Checklists;
- Glossários;
- Guias.
O Que São Vídeos Evergreen?
Vídeos evergreen são vídeos com temas atemporais e úteis para diversos contextos. Na verdade, é só mais um formato de conteúdo evergreen, que já abordarmos exaustivamente durante o post.
Agora que você já entendeu a importância do conteúdo evergreen e como você pode produzir um, é necessário ter uma compreensão geral das estratégias de marketing. Para isso, preparamos um curso completo de marketing digital para te dar as bases da sua estratégia digital, clique no banner para conhecer: