LinkedIn Ads: Estratégia de Anúncios Para Público Corporativo Scroll to top
21BRZ - Comunicação e Marketing

Tudo Sobre LinkedIn Ads: Estratégia de Anúncios Para Público Corporativo

LinkedIn Ads é a plataforma oficial de anúncios do LinkedIn. Com ela, é possível criar e otimizar anúncios para o público corporativo presente no LinkedIn.

Existem dois grandes desafios para quem trabalha com marketing: gerar leads e, principalmente, qualificá-los. Criar oportunidades comerciais por meio da captação ativa de prospects é uma dificuldade para empresas que buscam resultados. No entanto, para negócios cujo público é corporativo, existe uma possibilidade: o LinkedIn Ads. É sobre ele que falaremos hoje.

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O Que É O LinkedIn?

O LinkedIn é a quarta rede social mais utilizada do Brasil, atrás apenas do Instagram, Facebook e Youtube. O principal foco dessa rede social é promover relacionamentos profissionais.

É uma ótima maneira de desenvolver as redes de contato profissional (o famoso networking), encontrar oportunidades de trabalho e, também, produzir conteúdo para crescer em relevância no mercado de atuação do profissional.

Por Que Devo Anunciar No LinkedIn?

Existem diversas plataformas para criar e otimizar anúncios no mercado digital. A mais utilizada é o Facebook (juntamente com o Instagram) e, logo em seguida, o Google Ads. No entanto, de um modo geral, essas plataformas contemplam um público muito heterogêneo, ou seja, uma massa muito grande e, no mundo digital, os nichos reinam.

Ainda que as ferramentas de segmentação das plataformas sejam muito avançadas, ainda pode existir um gasto grande de dinheiro para encontrar o público ideal. No LinkedIn Ads, especificamente, as coisas mudam de figura: o público é muito mais nichado e limitado.

Se o seu negócio busca encontrar pessoas em cargos corporativos ou alcançar decisores dentro de uma empresa, o LinkedIn Ads, portanto, é perfeito para suas necessidades. A seguir, listamos algumas outras vantagens de promover anúncios no LinkedIn Ads:

Diminuição da Jornada de Compra

Os leads do LinkedIn tendem a ser mais qualificados do que em outras plataformas, como Facebook e Instagram. Por consequência, a jornada de compra passa a ser bem menor, ou seja, o tempo desde a captação até o fechamento é diminuindo significamente.

Público Mais Interessado Por Conteúdo

Além disso, o LinkedIn é uma plataforma propícia para aplicar o marketing de conteúdo já que os usuários estão muito mais dispostos a consumir conteúdos. Isso é confirmado por uma pesquisa que mostrou que 98% dos profissionais de marketing de conteúdo utilizam a plataforma para produzir conteúdo de valor.

Essa mesma pesquisa mostrou que, em comparação com outras redes sociais, os conteúdos produzidos no LinkedIn são os mais credíveis. Em tempos de fake news, é muito importante posicionar as empresas em plataformas confiáveis.

Encontro do Momento Certo de Fazer a Oferta

O contexto dos anúncios no LinkedIn, ou seja, serem exibidos em uma plataforma de negócios, faz com que a qualidade dos leads gerados seja maior. Portanto, uma oferta (de uma consultoria, um teste grátis, uma ferramenta) tende a ser encarada de um ponto de vista mais agradável na plataforma.

Mensuração Em Poucos Cliques

Os relatórios do LinkedIn não deixam nada a desejar com relação às outras plataformas. Dados completos de performance e mensuração de resultados fazem com que a otimização dos anúncios se torne facilitada.

Qual Público Está No LinkedIn?

Um ponto importante para você decidir ou não anunciar no LinkedIn é entender QUEM está no LinkedIn, ou seja, qual o público que mais utiliza a plataforma. Dados divulgados pela rede social nos respondem essa questão:

  • 2 em cada 3 usuários têm diploma universitário;
  • 1 em cada 4 têm pós-graduação;
  • 99,7% dos usuários estão na rede social por motivos não relacionados a busca de emprego;
  • 60% entendem que utilizar o LinkedIn os torna mais bem-sucedidos.

Se o público do seu negócio estiver dentro dessas características, o LinkedIn Ads é, com certeza, um método de crescimento muito eficaz. Por isso, a partir de agora, a 21BRZ te mostrará como, na prática, começar a anunciar:

As Bases Do LinkedIn Ads

Em primeiro lugar, é importante conhecer os objetivos de campanha disponíveis no LinkedIn Ads. São eles:

  • Conhecimento da marca;
  • Visitas ao site;
  • Engajamento;
  • Visualizações de vídeo;
  • Geração de Leads;
  • Conversões no site;
  • Candidatos a vaga.

Além disso, é necessário que você tenha em mente os formatos disponíveis para anúncios na plataforma:

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  • Anúncios de imagem única;
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  • Anúncios de imagem em carrossel;
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  • Anúncios em vídeo;
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  • Text ads;
  • Anúncios em destaque;
  • Anúncios para seguidores;
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  • Anúncios em mensagens.
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Quanto Custa Anunciar No LinkedIn Ads?

Um dado que você não pode ignorar ao anunciar no LinkedIn é o mínimo de investimento exigido pela plataforma. Atualmente, este valor é de R$ 20, ou seja, não existe a possibilidade de anunciar um valor inferior a este.

Por ser um público mais qualificado, os anúncios tendem a ser mais caros que outras plataformas (como o Facebook Ads ou Google, por exemplo). Por isso, é importante se assegurar de que o ticket do produto ou serviço oferecido possibilite um bom ROI.

[Passo-a-passo] Criando Sua Primeira Campanha No LinkedIn Ads

Bom, agora que você compreendeu as bases do LinkedIn Ads, está na hora de partir para a prática:

  1. O primeiro passo é entrar no Gerenciador de Campanhas do LinkedIn Ads;
  2. A seguir, faça login e clique em Criar Campanha/Create Campaign;
  3. Você já pode escolher entre os objetivos disponíveis;
  4. Agora que você está diante do público, é o momento de mostrar para o LinkedIn QUEM você deseja alcançar:
    1. Na opção de Públicos, você dará para a plataforma a fonte da sua audiência (por meio de uma lista de e-mails, pixel em site, público semelhante, etc;
    2. Por meio dos Atributos do Público, você irá eleger critérios de segmentação a partir dos dados que o usuário fornece à plataforma.
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  1. No caso da segunda opção, você poderá utilizar dados como:
    1. Empresa;
    2. Dados demográficos;
    3. Formação;
    4. Experiência profissional;
    5. Interesses e característica.
  2. Depois de definir os dados do público, você poderá escolher algum dos formatos disponíveis;
  3. Ah, em “Colocação”, também é possível ativar a veiculação do anúncio em sites parceiros externos ao LinkedIn;
  4. Por fim, você irá definir um orçamento para a campanha;
  5. Na próxima tela você deverá subir os criativos dos anúncios (definindo textos e enviando as imagens);
  6. Aí é só avaliar tudo, e colocar para rodar.

Marketing de Conteúdo: A Melhor Estratégia Para LinkedIn

Os anúncios darão uma super-força para os resultados da sua empresa, no entanto, o conteúdo ainda é a melhor estratégia de geração de valor no LinkedIn. Postar conteúdo relevante para seu público e que gere valor é o caminho mais assertivo.

Você pode apostar, por exemplo, nos seguintes assuntos:

  • Últimas notícias do mercado;
  • Artigos de opinião sobre assuntos pertinentes ao momento do mercado;
  • Algum tutorial no formato do Como Fazer?;
  • HIstórias relevantes do seu dia-a-dia e da empresa;
  • Entre outros.

Se você deseja alcançar um novo nível em seu LinkedIn e gerar oportunidades reais de negócio, a 21BRZ preparou um Guia Completo sobre Marketing de Conteúdo para você começar a aplicar hoje mesmo:

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