Podemos definir as editorias como as subdivisões de assuntos dentro de um blog ou outra plataforma digital de conteúdo.
Aqui no blog temos diversos materiais sobre produção de conteúdo. Este é um dos assuntos preferidos, pois acreditamos que o conteúdo é a chave para que empresas alcancem certa maturidade e, também, se diferenciem dos seus concorrentes.
Em nossos materiais, falamos de alguns dos pilares práticos para a produção de conteúdo, entre eles:
- Definição de editorias;
- Escolha de Canais;
- Criação de pautas;
- Pesquisa, produção e revisão;
- Publicação e distribuição;
- Mensuração e otimização.
No post de hoje, dedicaremos algumas linhas para falarmos sobre o primeiro item: as editorias. Entenderemos o que são, como defini-las e suas vantagens.
O que são editorias?
“Editoria” é uma palavra muito comum no jornalismo. Diz respeito às seções de um órgão de comunicação que, geralmente, focam em um único assunto. Um jornal, por exemplo, conta como editorias de esporte, cultura, política, factuais, entre outras.
As editorias são, portanto, os assuntos específicos dentro de uma plataforma maior de conteúdo. Podemos aplicar o conceito de editorias também para o universo da produção de conteúdo.
De forma resumida, podemos definir a editoria como a subdivisão de assuntos dentro de um blog ou outra plataforma digital de conteúdo. Um exemplo prático são as editorias do blog da 21BRZ:
- Eventos: posts com coberturas de eventos promovidos ou com participação da 21BRZ;
- Ferramentas de Marketing Digital: materiais com foco em demonstrar ferramentas práticas do universo digital;
- Gestão de Marketing: conteúdos cujo foco é falar com o gestor de marketing, trazendo visão estratégica e compartilhando o conhecimento cotidiano da 21BRZ;
- Marketing Digital: materiais mais amplos, que servem não apenas para gestores, mas para estudantes e profissionais no início da carreira.
No desenvolvimento deste post, daremos o caminho prático para que você construa as editorias da sua plataforma de conteúdo.
Vantagens de editorias de conteúdo
Em um primeiro momento, falar de editorias de conteúdo parece uma tentativa de complicar ainda mais a produção de conteúdo, mas não é. Antes de qualquer coisa, você precisa entender a importância de definir editorias no contexto da sua produção de conteúdo. Confira algumas vantagens:
Organização
As editorias são essenciais para, em primeiro lugar, organizar a produção de conteúdo. Por meio delas o conteúdo é agrupado através de um interesse comum, o que é um facilitador para que o usuário consuma um volume maior de materiais.
Direção
Além disso, as editorias são responsáveis para trazer direção para a produção de conteúdo. A organização, aqui, vai além da experiência do usuário, mas demonstra para o redator o núcleo de assuntos e interesses que devem ser abordados.
Otimização
Agrupando o conteúdo em editorias, é possível identificar quais delas funcionam mais e quais funcionam menos. Deste modo, a otimização torna-se possível, focando esforços de produção naquele assunto que realmente representa resultados para a empresa.
Como definir as editoriais do seu conteúdo
A partir da compreensão da importância das editorias, especialmente para organização, direção e otimização do conteúdo, podemos partir para a prática: como definir as editorias? É disso que falaremos no passo-a-passo a seguir:
Interesse x universo
O primeiro passo é comparar os interesses da persona com o universo da empresa, ou seja, encontrar os pontos de ligação entre aquilo que os clientes buscam e consomem, com o que a empresa tem expertise para falar. Ao identificar estes pontos de intersecção, começamos a ver a o desenho das futuras editorias se formando.
Se você tem dúvidas sobre como encontrar os interesses do seu seu público, temos um post onde falamos das estratégias para ter ideias infinitas de conteúdo. Clique aqui para acessar.
Persona
O passo seguinte está na definição da persona. É muito provável que elas já estejam definidas no plano de marketing, no entanto, agora é hora de desenhar as personas de cada editoria (se for o caso). Em algumas situações, apesar das diversas editorias, a persona será a mesma.
Tom de voz
Agora é a hora de encontrar o COMO a empresa se comunicará. O principal método para definir isso é por meio do tom de voz, que já abordamos aqui no blog, e que pode ser definido como a maneira como a empresa fala e comunica.
O tom de voz diz respeito a adjetivos creditados ao seu modo de falar, por exemplo: útil, informativo e claro, ou seja, são classificações que devem ser observadas durante toda a produção.
Frequência
Após seguir os passos anteriores, chegou o momento de encontrar a frequência ideal dos materiais. Aqui, é importante que haja um ponto de equilíbrio entre as possibilidades da empresa (ou seja, aquilo que temporal e financeiramente ela é capaz de produzir) e aquilo que o cliente pode consumir.
Como utilizar editorias em meu conteúdo
O próximo passo, a partir daquilo que já falamos, é aplicar as editorias criadas no cotidiano da produção de conteúdo. Em equipes maiores, haverá um editor ou redator para cada uma delas. Em equipes menores, naturalmente, as editorias servirão apenas de norte para a criação do conteúdo cotidiano.
Tendo as editorias definidas, está na hora de criar um calendário editorial, ou seja, um planejamento com temas e datas definidas a partir da editoria principal, como no exemplo a seguir:
Além disso, o calendário editorial pode conter outras informações importantes, como por exemplo:
- Data das publicações;
- Data de promoções;
- Temas e formatos de conteúdo;
- Palavras-chave;
- Persona e fase do funil.
Mão na massa: está na hora da prática
Agora que você já entendeu o básico sobre conteúdo e editorias, está na hora de partir para a prática. Na 21BRZ, temos pessoas dedicadas a isto, tanto para produção interna da agência, como para os clientes.
Se você deseja ter uma ajuda para elevar o nível da sua produção de conteúdo, a 21BRZ atua em diversas frentes: desde o planejamento e a execução propriamente dita, até mentorias e cursos exclusivos.
Entre em contato com nosso time de Novos Negócios e descubra como a 21BRZ pode ajudar sua empresa, clique no botão e fale com algum de nossos especialistas: