Pesquisa de marketing é uma estratégia amplamente utilizada para coleta de dados úteis para o departamento de marketing, ou seja, que, de alguma forma, são relevantes para o desenvolvimento do produto, da praça, do preço e da promoção.
Os dados não fazem parte de recursos opcionais ou adicionais ao marketing: eles devem estar no centro da decisão de qualquer setor de marketing (e, se não tiverem, é muito provável que o setor enfrente problemas).
Aqui no blog, temos materiais que refletem sobre isso. No post de hoje, iremos abordar um método de levantamento de dados que precisa mover o marketing de qualquer empresa: a pesquisa de marketing.
A pesquisa de marketing é a responsável por identificar oportunidades de mercado e mensurar dados como:
- Participação de mercado;
- Necessidades de novos produtos;
- Aceitação de novos produtos;
- Perfil do público;
- Lembrança de marca;
- Entre outros.
O Que É Pesquisa De Marketing?
Pesquisa de marketing é uma estratégia amplamente utilizada para coleta de dados úteis para o departamento de marketing, ou seja, que, de alguma, são relevantes para o desenvolvimento do produto, da praça, do preço e da promoção.
É um caminho seguro entre o consumidor e a empresa, para identificar oportunidades de negócio e necessidades de melhora na estratégia ou comunicação da marca ou produto. Para Kotler, o papa do marketing:
“Pesquisa de Marketing representa o planejamento, a coleta, a análise e a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”.
A Importância Da Pesquisa De Marketing
Se o seu departamento de marketing ainda não investe tempo em pesquisa de marketing, você entenderá, nos próximos tópicos, o porquê deveria considerar utilizá-la o mais rápido possível.
A pesquisa de marketing depende bastante dos objetivos da empresa. Em alguns casos, pode ser utilizada para identificar problemas e realizar diagnósticos das estratégias utilizadas. Em outros, pode ser aplicada na otimização de processos já praticados e que, aparentemente, demonstram sucesso.
A seguir, listamos alguns dos itens que reforçam a importância da pesquisa de marketing:
Identificar Oportunidades De Negócio
Uma pesquisa de marketing consegue identificar oportunidades de negócio, talvez não exploradas pela empresa. Isso pode acontecer, por exemplo, quando seu público demonstra uma necessidades específica que ainda não é resolvida por nenhum produto.
Neste caso, a empresa consegue explorar um nicho inexplorado, e iniciar um novo mercado com alto potencial de resultados.
Otimizar Estratégias Aplicadas
A pesquisa de marketing consegue, também, identificar gargalos na estratégia de marketing, trazendo caminhos possíveis de resolução. Na prática, isso ocorre quando a pesquisa demonstra, por exemplo, que determinada mensagem de uma ação comercial não foi bem compreendida.
Realizar Benchmarking
Uma das principais funções da pesquisa de marketing é a realização do benchmarking, ou seja, monitoramento e análise estratégica dos concorrentes. É muito importante ter em vista aquilo que a concorrência pratica em termos de produtos, negócios e comunicação, para que a empresa consiga dar uma resposta à altura e não perder market share.
Compreender O Market Share
O market share é a participação no mercado, ou seja, qual a fatia de mercado (público, interesse do público e vendas) determinada marca consegue ter. A pesquisa de mercado consegue levantar dados reais que apontem o market share da empresa, de modo especial identificando a lembrança de marca e procura no ponto-de-venda (em empresas que este último se aplica).
Desenhar O Perfil Do Cliente Ideal
Além disso, somente a pesquisa de marketing consegue levantar dados essenciais para qualquer comunicação estabelecida, como a criação e desenvolvimento da persona, ou seja, o desenho do perfil ideal do cliente.
Tipos De Pesquisa De Marketing
Existem diversos tipos de pesquisa de marketing que, como já dissemos, são mais ou menos úteis de acordo com o objetivo pretendido. Alguns tipos são:
- Explicativa: A partir de um problema central, a pesquisa explicativa busca levantar as principais razões que levaram ao problema.
- Exploratória: Este tipo não tem, ainda, um problema específico a ser resolvido. Na verdade, sua função é como um diagnóstico, ou seja, identifica necessidades e problemas a partir da investigação;
- Descritiva: A descritiva tem um problema claro e, portanto, se dedica a investigar soluções para o mesmo.
Ferramentas Para Criar Pesquisas De Marketing
As ferramentas para criar pesquisas de marketing são diversas, indo desde a contratação de empresas especializadas em pesquisa, como na utilização de formulários presenciais ou digitais.
Formulários Online
Para pesquisas mais simples, ou apenas de validação de dados e informações já em posse da empresa, formulários online podem surgir como opção viável. Existem ferramentas gratuitas para formulários online, como o Google Forms.
Ligação Telefônica
Principalmente para pesquisas com o público, as ligações telefônicas diretas são uma ótima opção. Claro, é importante que você tenha autorização dos seus clientes para contatá-los, afinal, vivemos na época do marketing de permissão.
Tendências Online
Uma outra ferramenta de pesquisa de marketing é a observação criteriosa das tendências e pesquisas online. Se sua empresa conta com anúncios na Rede de Pesquisa do Google, por exemplo, você pode observar quais pesquisas estão destacando seu site.
Caso tenha o Google Analytics em seu site, você também pode observar as pesquisas internas. Além disso, dados públicos também podem compor sua pesquisa, como é o caso dos dados disponíveis no Google Trends.
A Informação Mais Importante Que Não Pode Faltar Em Sua Pesquisa
O dado mais importante que não pode, em nenhuma hipótese, faltar em sua pesquisa, é o objetivo. Sem objetivo é impossível chegar a algum lugar. Portanto, tenha claro diante de seus olhos qual o objetivo pretendido com a pesquisa.
Para te ajudar, listamos alguns dos principais:
- Mensurar a penetração da marca no mercado;
- Identificar o nível de lembrança de marca;
- Levantar as principais objeções à marca ou produto;
- Compreender a eficácia da comunicação;
- Identificar oportunidades de negócios;
- Levantar os fatores externos com relevância para o negócio.
Agora que você já tem a base para iniciar sua pesquisa de marketing, está na hora de colocar a mão na massa. Mas, antes, é importante alinhar de maneira coerente toda a estratégia de marketing da sua empresa.
Para te ajudar nessa tarefa, a 21BRZ preparou um ebook completo com um guia completo de estratégia de marketing para sua empresa: