Budget pode ser traduzido, literalmente, como despesa. No orçamento de marketing, esta palavra é utilizada para referir-se aos custos envolvidos na promoção de produtos e serviços, bem como relações públicas e anúncios publicitários.
Neste post, focaremos especificamente na verba publicitária, mostrando alguns pontos que devem ser considerados ao defini-la. Se você é um gestor de marketing, empreendedor, gerente ou alguém responsável pelo setor financeiro da sua empresa, este post foi feito para você.
Por que investir em publicidade?
A primeira pergunta que pode surgir em sua cabeça ao falarmos sobre investimento em publicidade, é o questionamento da razão pelo qual se deve ou não investir nisso. A seguir, traremos alguns dados e razões que podem te ajudar a entender melhor de que modo investir em publicidade é importante para sua empresa:
Aumentar a Lembrança de Marca
Ter uma marca lembrada é a realização de qualquer plano de marketing. Os anúncios publicitários representam um método para fixar a marca na cabeça do cliente. A lembrança de marca está diretamente ligada ao posicionamento: sua marca, precisa ser a primeira lembrada quando algo relacionado ao seu mercado for citado.
Realizar Ações De Vendas
Os anúncios publicitários também permitem realizar ações de venda para clientes em potencial. Por meio de estratégias online de segmentação, interesses ou público-semelhante, ou ainda por anúncios diretos em mídias tradicionais, é possível encontrar a audiência ideal, realizando ações com ofertas de produtos ou serviços.
Alcançar Clientes Online
Apesar do crescente aumento de empresas que estão investindo no digital, o custo para desenvolver ações online é bem inferior aos investimentos nas mídias tradicionais.
É possível, com menos dinheiro, alcançar um número maior de pessoas qualificadas. Evitando, assim, gastar dinheiro com pessoas que nunca comprarão de você, como é o caso da mídias de massa offline.
Acelerar Resultados
Um outro benefício do uso de publicidade é a possibilidade de acelerar resultados. Uma empresa recém fundada ou lançada demoraria muito tempo para alcançar clientes somente pelo boca a boca. A publicidade é uma forma de lançar a rede, e atrair alguns clientes para ter uma experiência com a marca.
Como Definir a Verba de Publicidade?
Não existe uma fórmula ideal com a quantia de investimento inicial em publicidade. No entanto, alguns fatores precisam ser considerados, como por exemplo:
Objetivo da Campanha
O primeiro fator considerado deve ser o objetivo da campanha, ou seja, o que a marca deseja alcançar. Este objetivo pode ser, por exemplo, o aumento da lembrança da marca, atração de visitantes para a loja, aumento no número de contatos telefônicos, etc.
Impacto Pretendido
Além daquilo que a marca deseja alcançar, é importante definir o que ele deseja causar, ou seja, qual impacto será gerado por meio dos anúncios. Por exemplo, se o impacto pretendido estiver relacionado a compartilhamentos sociais, é necessário considerar verbas para mídias digitais, o que afetará diretamente a verba de publicidade.
Região de Atuação
A região de atuação e abrangência dos anúncios não pode, em nenhuma hipótese, ser desconsiderada na hora de definir a verba publicitária. Anúncios que serão veiculados em uma área geográfica maior, naturalmente, serão mais caros.
Demanda Pelo Produto ou Serviço
Entender qual a demanda real pelo produto ou serviço é importante para diagnosticar a força dedicada aos anúncios. Em situações onde a demanda seja baixa, mais anúncios em mais mídias e em mais locais devem ser veiculados.
Valor em Caixa
No entanto, tudo o que foi dito até aqui esbarrará neste item: o valor em caixa da empresa. Toda ação publicitária deve considerar a realidade de caixa da empresa. Jamais a saúde financeira de uma empresa pode ser sacrificada em nome da publicidade pois, apesar de trazer ótimos resultados para a empresa, os anúncios contam com inúmeras variáveis, que podem comprometer o sucesso final.
Concorrência
Por fim, é importante considerar aquilo que os concorrentes fazem e investem em anúncios. Ainda que estes dados não sejam públicos, é possível ter uma ideia a partir da observação das mídias compradas pela cidade ou na televisão, rádio e internet. Uma coisa é preciso que fique gravada: não queira ter os resultados do seu concorrente, se não estiver disposto a investir como ele.
Conhecer a Estratégia, Tão Importante Quanto o Investimento
Conhecer a estratégia de comunicação da empresa e, principalmente, defini-la, é o passo anterior à definição de budget publicitário. Portanto, um planejamento de marketing deve ser feito obrigatoriamente antes de pensar no budget.
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