É chamado de campanha 360º ações que utilizam diversas mídias para uma única campanha, de modo convergente e consistente.
Comunicação é sempre um desafio. Apesar dela ser uma capacidade inerente ao ser humano, quando a mesma precisa ser desempenhada por marcas, a quantidade de dificuldades para gerar uma comunicação relevante são incontáveis.
Uma das principais, com certeza, e de modo especial em grandes empresas, é desenvolver a capacidade de comunicar em várias mídias e canais, sem perder ou alterar a essência da mensagem.
Aqui na 21BRZ, desempenhamos diversas campanhas 360º, ou seja, que reúnem diversas mídias e transmitem uma única mensagem. Neste post, iremos compartilhar um pouco de nossa experiência para garantir que você, a partir de hoje, consiga coordenar uma campanha que não permita gargalos.
O que é campanha 360º?
Os investimentos de marketing não podem ser canalizados para um único meio de comunicação. Na verdade, os investimentos devem promover uma comunicação integrada, que articula diversos pontos de contato para gerar uma experiência positiva para o público-alvo.
A campanha 360º consiste, exatamente, em coordenar os canais para alcançar o consumidor e conquistar o objetivo da campanhas. De modo mais objetivo, campanhas 360º são ações que utilizam diversas mídias para uma única campanha de modo convergente e consistente.
Por que pensar em campanhas 360º?
Você deve seriamente considerar utilizar campanhas 360º em sua comunicação, principalmente, para alcançar um nível de excelência e eficácia comunicacional, isso se dá porque:
Vários estímulos confundem o consumidor
Se o público-alvo é exposto a diversos estímulos publicitários divergentes por parte da empresa, é bem provável que ele não consiga assimilar nenhum de maneira satisfatória. Portanto, uma comunicação integrada em 360º impede a confusão na mente do consumidor.
Cresce a lembrança de marca
Para um setor de marketing, a lembrança de marca é um de seus principais objetivos. Somente uma comunicação integrada conta com a potencialidade para contribuir para a fixação da marca na mente do consumidor.
Pense o seguinte: a coca-cola está há anos comunicando com a mesma identidade visual. Você acredita que ela teria a mesma penetração de mercado caso trocasse suas cores a cada mês?.
Conexão e identidade
Somente uma comunicação 360º consegue, de maneira eficaz, gerar conexão com os clientes por meio da identidade da empresa. O reflexo natural disso são clientes mais engajados e, em alguns casos, promotores da marca.
Passo-a-passo: como planejar e executar uma comunicação 360º
Para colocar uma comunicação 360º para rodar, são exigidos planejamento e disposição. Exatamente pela natureza complexa da comunicação 360º, o esforço exigido é grande, mas nada que uma boa organização não resolva.
Vamos pôr a mão na massa:
Estudo do público-alvo
O primeiro passo é entender profundamente com quem a empresa pretende comunicar. Todos os passos seguintes dependerão de um bom trabalho desempenhado por aqui. Um recurso bastante aplicado no marketing atualmente é o da persona, que consiste em desenhar o perfil do seu público, levantando as características mais importantes e comuns.
Mapeamento dos pontos de contato
Após o estudo aprofundado do público-alvo, é o momento de mapear todos os pontos de contato do cliente com a empresa. A comunicação vai muito além das mídias usuais, mas passa por todos aqueles locais que o cliente estabelece algum tipo de conexão com a empresa.
Se sua empresa tem caminhões, por exemplo, este é um ponto de contato externo. O atendimento ao cliente (SAC) também, e assim sucessivamente.
Definição do mote da campanha
O mote da campanha é o conceito que norteará toda a comunicação. É muito importante que, nos casos em que a campanha será criada externamente à empresa, que o setor de marketing estabeleça um constante diálogo junto à agência prestadora de serviço.
Encontro da linguagem ideal
Agora é a hora de começar a construir a campanha, por meio da definição da linguagem ideal. Para essa definição, é importante observar quatro fatores:
- Identidade da empresa;
- Público-alvo;
- Objetivo da campanha;
- Mote da campanha.
A linguagem não pode ferir nenhum dos itens acima para que consiga cumprir com o papel estabelecido.
Criação da identidade visual
Agora que a linguagem já foi definida, temos material suficiente para iniciar a criação da identidade visual da campanha. É importante que todos os canais obedeçam a mesma identidade, mantendo a uniformidade da comunicação.
É importante considerar o seguinte: o consumidor é exposto cotidianamente a milhares de estímulos. Sua marca não pode, em hipótese nenhuma, produzir uma comunicação neutra ou tímida. Ela precisa concorrer com os milhares de estímulos, e a identidade visual é parte importante disso.
Plano de mídia
Agora está na hora de planejar a inserção dos comerciais e criativos nas mídias. Em primeiro lugar, é muito importante dividir os investimentos entre os canais. Essa divisão precisa ocorrer a partir de dados técnicos, priorizando a audiência e relevância para seu público.
Definir métodos de mensuração
Toda campanha, inclusive a parte que é desenvolvida no ambiente offline, precisa de mensuração. Por isso, antes da execução da campanha, é importante que os KPI’s, ou seja, os indicadores de performance sejam definidos.
Antes de toda campanha, a MARCA precisa ser lembrada
Este post se dedicou a trazer todas as direções para que você desenvolva uma campanha 360º de sucesso. Porém, não podemos encerrar sem antes fazer um alerta: pense na sua marca a longo prazo.
O branding, ou seja, a gestão da sua marca, é extremamente importante para garantir que sua empresa sobreviva além de algumas campanhas de sucesso ou não. Por isso, preparamos um material completo sobre branding, confira:
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