Marketing de Eventos: Como Eventos Podem Atrair E Engajar Clientes
Eventos são eficazes para aumentar exposição da marca e gerar valor para potenciais clientes. Conheça o marketing de eventos.
Este post não é sobre utilizar marketing para promover eventos. Na verdade, falaremos sobre como utilizar eventos para potencializar o seu marketing, gerando valor e atraindo prospects.
A seguir, falaremos das bases de uma boa estratégia de eventos em marketing, dando algumas dicas práticas para que você comece a utilizar isso em sua empresa.
A Importância Dos Eventos Para Marketing
Em uma época em que todo mundo fala de marketing digital, existem métodos pouco explorados que geram resultados incríveis para o relacionamento com clientes e prospects: os eventos.
Transmitir a visão e a identidade da marca é um dos objetivos mais importantes de qualquer estratégia de marketing. Com isso, a influência exercida sobre um ecossistema de prospects é muito alta, o que também aumenta o número de pessoas diretamente interessadas em fechar negócios.
A seguir, traremos alguns dos elementos que faz a 21BRZ acreditar, particularmente, na eficácia dos eventos corporativos para uma estratégia de marketing:
Reciprocidade
Um evento é capaz de explorar um dos recursos persuasivos mais poderosos da comunicação: a reciprocidade.
Na experiência de receber algo de valor da empresa, como um café ou uma palestra, por exemplo, o público do evento se sente servido, criando um sentimento de gratidão com relação à empresa.
Após os eventos que realizamos aqui na 21BRZ, por exemplo, o que mais ouvimos (mesmo quando o evento é pago) é um muito obrigado. A gratidão é o resultado consequente dos eventos.
Autoridade
Ainda como resultado de um conteúdo de qualidade compartilhado por meio do evento, a autoridade da empresa é construída frente ao público. Isso acontece por uma razão simples: quando você vê alguém falando sobre um assunto, e com propriedade, você passa a ver essa pessoa como referência no assunto.
A autoridade, portanto, é um dos ativos mais importantes que uma empresa pode construir. Os eventos permitem isso.
Proximidade
O marketing caminha, cada vez mais, para a humanização e personalização da comunicação. Ou seja, ainda como uma evolução às mudanças causadas pela tecnologia, as empresas estão quase obrigadas a investir na proximidade com o cliente.
Os eventos criam e estreitam a proximidade com o público, sejam eles online ou não.
Engajamento da equipe
Um evento envolve (muito) trabalho. Para colocar um evento para acontecer, os colaboradores da empresa precisam se envolver.
É muito conhecido que, diante de um desafio, colaboradores se sentem muito mais engajados. Um evento traz consigo esses desafios e, portanto, tem um grande potencial de motivar os funcionários.
As Bases do Marketing De Eventos
Para realizar um evento, é importante compreender as bases do marketing de eventos, mas, antes, é importante que você compreenda a autoridade da 21BRZ no assunto.
A 21BRZ acredita, firmemente, no poder dos eventos para o marketing. É por isso que apostamos nessa estratégia também para a nossa agência. Realizamos, por exemplo, eventos gratuitos para compartilhar conhecimento, como o Open House. Também, realizamos eventos pagos, como a Imersão 21BRZ.
Os frutos são colhidos: mesmo sem uma intenção diretamente comercial, adquirimos dezenas de mentorias através de nosso evento gratuito.
Já foram 14 edições e centenas de pessoas ajudadas pelo conteúdo compartilhado.
É por isso que, a seguir, traremos um passo-a-passo para você realizar o seu evento de fortalecimento do marketing da sua empresa.
Definição de Objetivo
O primeiro passo é entender qual o objetivo do evento, ou seja, o que a empresa deseja com a realização do mesmo. Alguns objetivos possíveis são:
- Aumento da lembrança de marca;
- Venda de algum produto ou serviço;
- Construção de autoridade;
- Serviço à comunidade.
A partir da definição do objetivo, entra o próximo passo:
Estudo do Público
O passo seguinte é definir e estudar profundamente o público que podem se encaixar em duas categorias:
- Interno: clientes, lideranças e funcionários;
- Externo: prospects, comunidade, concorrentes, etc.
Ao definir o público é importante responder: qual conteúdo responderia aos anseios mais profundos (do público)?
Escolha do Local
A escolha do local depende da quantidade de participantes que se espera. É muito importante ser realista nesta fase. Um local muito grande para um público reduzido, ou o contrário, pode levar a constrangimentos desnecessários.
Por isso, como já dissemos, a estimativa deve ser realista e a escolha do local depende dessa estimativa. Um fator importante na escolha do local está relacionado ao tipo de evento, ou seja, eventos premium exigem locais premium, o contrário também se aplica.
Definição de Data
A definição da data também é uma decisão que não deve, em nenhuma hipótese, ser deixada em segundo plano. Fatores como o clima, proximidade com feriados e outros grandes eventos do setor precisam pesar na balança.
Definição de Responsabilidades
Um antepenúltimo ponto que abordaremos diz respeito à estrutura interna da empresa. Na hora de organizar o evento, é preciso definir funções e responsabilidades, ou seja, o que cada um fará nesse processo de organização.
Planejamento de Conteúdo
Agora já entramos em uma fase mais prática. A definição do conteúdo do evento. Nessa fase, aquilo que abordamos em nosso post sobre marketing de conteúdo é muito útil. Alguns pontos a serem considerados são:
- Qualidade: A quantidade deve ser preservada, mas a qualidade não pode, jamais, ser ignorada. Muito além de calendários, planejamentos, técnicas e otimizações, quando o assunto é conteúdo, a experiência do cliente está na centralidade de tudo;
- Resolução de problemas: O método mais eficaz de geração de valor é a resolução de problemas. Quando um conteúdo entende as principais dúvidas e dificuldades do cliente, respondendo e vencendo cada uma delas, ele cumpre seu papel estratégico;
- Geração de valor: Uma oferta não pode ser feita a qualquer momento, muito menos para qualquer pessoa. Preparar o prospect para receber a oferta é essencial dentro do processo de marketing e comunicação. Esse é um processo básico, conhecido por qualquer equipe comercial. O conteúdo agrega valor, aquecendo o lead para a venda. Ele também está associado à construção de autoridade da marca junto ao cliente. Quanto mais uma empresa FALA do seu mercado, mais reconhecida ela será.
Atenção aos Detalhes
A experiência do participante deve ser prioritária em tudo isso. Por essa razão, os detalhes não podem ser ignorados. Papelaria, lembrancinhas, canetas, bloquinhos de anotação, conteúdo pós-evento… tudo faz parte da experiência.
Tipos de Eventos Para Marketing de Eventos
Talvez você esteja questionando que tipo de evento você pode realizar na sua empresa. A seguir, traremos algumas sugestões:
Imersão de Conteúdo
Uma primeira opção são os eventos em formato de imersão com compartilhamento de conteúdo por meio de palestras. É o formato mais tradicional de evento e com maior taxa de retenção da atenção.
Café
Um outro formato, também muito eficaz, é promover um café em clima descontraído. É possível, também, somar isso com algumas palestras de conteúdo, estudos de cases e etc.
Workshops
Um workshop é temático. Ele pode, na prática, ser a soma dos dois tipos de eventos anteriores, porém focado em um único assunto. Este é o formato, por exemplo, que exploramos na 21BRZ com o Open House.
Feiras
Um outro método está ligado à participação ou promoção de feiras. Uma feira, na definição mais tradicional, é
evento em um espaço público em que as pessoas, em dias e épocas predeterminados, expõem e vendem mercadorias.
Wikipédia
Coloque o Evento Dentro De Uma Estratégia
Um evento isolado não trará sucesso completo à sua estratégia de marketing, por isso, é muito importante somar o seu evento a outras estratégias já consagradas no universo do marketing. Para te ajudar, no link a seguir, você terá acesso a sete estratégias de marketing para empresas: